São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
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Natal nos EUA frustra expectativas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As vendas no varejo aumentaram na temporada natalina nos EUA, mas não tanto quanto era esperado pelos especialistas e pelas grandes empresas do setor, segundo pesquisas divulgadas ontem.
A publicação especializada "Tactical Retail Monitor" calcula que o aumento médio com relação ao ano passado foi de 5,5% nominais ou 3% levando-se em conta a inflação do período.
Embora reduzidas, essas taxas são sensivelmente melhores que as do ano passado, quando as vendas cresceram cerca de 2% ou -1,2% levando-se em conta a inflação.
Ainda assim, segundo Britt Beemer, presidente da empresa "America's Research Group", o aumento que todos esperavam não aconteceu. Foi feito um levantamento com 800 compradores a cada domingo de dezembro.
Segundo o "Tactical Retail Monitor", o maior aumento de vendas ocorreu no setor de artigos de luxo, onde o faturamento foi 15% superior ao registrado no ano passado, ficando em segundo lugar o de brinquedos, com alta de 8% e vestuário em terceiro, com 7% de aumento nas vendas.
Nos centros comerciais, as vendas cresceram entre 4 e 6%, segundo estimativa do "International Council of Shopping Centers".
A Sears, uma das maiores empresas do setor, disse que suas vendas corresponderam à previsão. A Bloomingdale's qualificou seus resultados de "decentes" e a J.C. Penney explicou que ficaram ligeiramente abaixo das previsões.
Para a Standard & Poor's, a temporada ficou abaixo do previsto.

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