São Paulo, sábado, 28 de dezembro de 1996
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Trocas de Natal aquecem as vendas

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Natal ainda está acontecendo para muitos lojistas. Os consumidores que foram trocar seus presentes acabaram comprando outros produtos, fazendo com que o crescimento das vendas seja de até 50% em relação a um dia de movimento normal.
Sete lojas ouvidas pela Folha estiveram lotadas na quinta-feira e também ontem. Para algumas, 80% das pessoas que foram trocar um produto fizeram novas compras. "Está uma loucura. Trabalho há 17 anos nesta loja e nunca vi um movimento tão grande após o Natal como o de quinta-feira", afirma Manoel Aparecido Ribeiro, gerente da Brooksfield, loja de roupas masculinas, no shopping Iguatemi.
A loja fez 650 trocas em dois dias e as vendas cresceram 40% em relação a dias equivalentes da semana.
Na C&A do shopping Center Norte, as vendas cresceram 50%, segundo a gerência comercial.
Na Jogê Meias do Iguatemi, que vende lingeries, o movimento está 10% maior que na semana de Natal, diz Mércia Félix de Oliveira, gerente.
"As pessoas estão vindo fazer trocas e comprando para o Ano Novo, época em que a venda de lingeries aumenta."
Na Forum do Center Norte, o movimento logo após o Natal foi igual ao de um sábado, conta Edson Marcelo Ribeiro, caixa da loja. As vendas cresceram 40%, segundo ele.
"A maior parte está comprando outros artigos. Continuamos com a promoção para pagar após 60 dias, o que está facilitando a venda."
Na Fit, da rua Oscar Freire (Jardins), as vendas cresceram 30%, diz Alexandre Tullii, caixa da loja, que fez cerca de 80 trocas entre quinta-feira e ontem.
Maria Alessandra Albuquerque, sócia-proprietária da La Perla, na Oscar Freire, confirma que o movimento após o Natal está intenso. As vendas, diz, cresceram cerca de 10%.
Na joalheria Dryzun, o movimento de vendas após o Natal também está acima do normal, afirma Tobias Dryzun, diretor.
Exigências
Segundo o Procon, o consumidor só pode exigir a troca de um produto ou a devolução do valor pago se houver defeito de fabricação. A nota fiscal é necessária.
A pessoa tem 90 dias para reclamar no caso de bens duráveis e 30 dias para os não duráveis. A loja dispõe de 30 dias para resolver o problema.
A loja não é obrigada a trocar o tamanho ou cor de um produto.

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