São Paulo, sábado, 28 de dezembro de 1996 |
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Venda de produtos natalinos cresce 5% Preço menor anima consumo FÁTIMA FERNANDES
"A estabilidade da economia e a redução de 5% a 15% nos preços dos produtos natalinos na comparação com os do ano passado estimularam o consumo", diz Omar Assaf, vice-presidente da Apas (Associação Paulista dos Supermercados). Segundo ele, a ceia de Natal neste ano foi bem mais diversificada do que a do ano passado, sobretudo porque aumentou a oferta de importados e os preços estão mais competitivos. "Supermercadistas podem achar que o crescimento nas vendas foi insignificante, mas não foi. O aumento nas vendas é grande se levado em conta o fato de que a economia está estabilizada." Em alguns supermercados, diz ele, a venda de panetones foi 30% maior do que a do ano passado. Na sua rede -Central- está até havendo reposição de última hora de frutas secas, panetones e carnes. No geral, diz Assaf, não há falta de produtos para as festas do final do ano como normalmente acontecia. "Vemos até muitos supermercados fazendo promoção de cerveja em pleno verão." Na Casa Santa Luzia, por exemplo, a cerveja americana Isa está à venda por R$ 0,60 a lata com 330 ml, diz Jorge Lopes Filho, diretor. Ele conta que a venda de produtos de Natal -panetones, nozes, frutas secas, amêndoas etc.- foi 20% maior do que a de 1995. O estoque da Casa Santa Luiza, continua ele, está adequado para atender ao consumidor até o final do ano. E as promoções devem continuar também em 1997. No Cândia, o consumidor também encontra oferta de algumas marcas de cervejas e de refrigerantes. A lata de cerveja Tauber de 350 ml, por exemplo, sai por R$ 0,45. A lata de cerveja Ohlssons Lager de 340 ml custa R$ 0,59 e a garrafa de cerveja Schincariol de 300 ml custa R$ 0,49. "As cervejas importadas regularizaram o mercado. Não há falta de produtos e os preços caíram", diz Roger Skuropat, diretor. O Cândia está também fazendo promoção do refrigerante Pepsi de 2l, que custa R$ 0,89. Há pouco tempo tentou fazer o mesmo com a Coca-Cola, que não gostou e suspendeu o fornecimento. Para a rede de supermercados Paes Mendonça, as vendas de produtos de Natal foram iguais às do ano passado. "Mas repetir 1995 foi muito bom porque do Natal de 1993 para o Natal de 1995 o consumo aumentou 50%", diz Wander Luiz Vasconcelos, diretor-superintendente da rede. O Paes Mendonça, com 40 lojas, deve fechar este ano com faturamento de US$ 1 bilhão -11% maior do que o do ano passado. "Foi um bom ano. Vendemos mais e o estoque está ajustado." Pequenos Os pequenos supermercados faturaram neste mês 8% menos do que em dezembro do ano passado, segundo Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, que reúne os pequenos supermercados. Segundo ele, os produtos de Natal participaram com 15% do faturamento das lojas neste ano. Tradicionalmente representam 20%. Texto Anterior: Trocas de Natal aquecem as vendas Próximo Texto: Venda de produtos natalinos cresce 5% Índice |
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