São Paulo, sábado, 28 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nilda Spencer dedica CD à obra do poeta Gregório de Mattos

NATASHA SZANIECKI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A atriz Nilda Spencer, uma das divas do teatro baiano, está completando 40 anos de carreira e acaba de lançar no mercado o CD "Boca do Inferno", homenagem explícita ao poeta baiano do século 17 Gregório de Mattos.
O CD traz uma coletânea dos trabalhos de Mattos. "São ao todo 20 poemas, predominando o satírico e o erótico", explica a atriz.
A escritora Maria Conceição Paranhos selecionou os poemas, enquanto o compositor Nico Rezende elaborou as músicas para acompanhá-los. A gravadora é a Luz da Cidade, do carioca Paulinho Lima, especializado em composições para novelas da Globo.
O constante sucesso de Nilda Spencer nos palcos baianos tem uma explicação: "Amo o teatro, nunca deixei de encenar. Mesmo quando não estou nos palcos, faço algo ligado ao teatro".
Só para destacar algumas de suas montagens: "Calígula", de Albert Camus, em que Nilda trabalhou ao lado de Sérgio Cardoso, "A Falecida", de Nelson Rodrigues, "Seis Personagens à Procura de um Autor", de Luigi Pirandello e outros.
Entre os filmes mais conhecidos de que participou estão "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Tenda dos Milagres". Em 97, Nilda deve participar do longa "O Diário do Convento", de Edyalia Yglesias.
Apesar de Gregório de Mattos ter vivido entre 1636 e 1695, seus poemas mostram-se sensivelmente atuais. O disco, que caminha entre o erótico, o satírico e o sarcástico, impossibilita votar no poema mais bonito ou interessante. "Adoro todos eles, e as pessoas ligadas à música na Bahia têm elogiado muito", conta Nilda.

Disco: Boca do Inferno
Artista: Nilda Spencer
Lançamento: Luz da Cidade
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Curitiba lança 'mercado de artes cênicas'
Próximo Texto: Marília Pêra faz show de reinauguração do Teatro Apolo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.