São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRASES

"Chocolate parece ser mais uma bebida para porcos que para humanos." (Girolamo Benzoni, "História do Novo Mundo", 1575)

"Chocolate desagrada quem não está acostumado a tomá-lo... É uma bebida que os indígenas oferecem aos senhores que chegam a suas terras. Os espanhóis -e até mesmo as espanholas- são viciados em chocolate negro." (José de Acosta, "História Moral e Natural", 1590)

"Eu me reconciliei com o chocolate. Usei anteontem para digerir meu jantar, ter uma boa refeição. E usei ontem para me nutrir de modo que eu pudesse jejuar até a noite." (Madame de Sevigné, "Cartas", 1671)

"É sabido que o cardeal Brancaccio escreveu um tratado sobre o chocolate, mas talvez não se saiba que o cardeal de Lyon, Alphonse de Richelieu, tenha sido o primeiro a usar esta droga na França. Ouvi de um de seus criados que ele o utilizava para aliviar suas crises de mau humor." (Bonaventure d'Argonne, "Mélanges d'Histoire et de Littérature", 1713)

"Chocolate feito dessa maneira (instantâneo) tem essa conveniência. Se alguém está com pressa de sair, ou está viajando e não tem tempo para colocá-lo (o tablete) numa bebida, pode-se comer um pedacinho e tomar um drinque em seguida, e deixar o estômago fazer a mistura dessa improvisada refeição." (Diderot, "Enciclopédia", 1778)

"Bati o chocolate ao longo de meia hora, agora ele está pronto, e é minha sorte esperar e cheirá-lo com a boca seca? A minha boca não é igual a sua? Oh minha graciosa amante, por que você deveria ficar com a coisa real e eu apenas com o cheiro dela? Por Baco, vou experimentá-lo." (Mozart, "Così Fan Tutte", 1790)

"Chá, mesmo sendo Oriental,/ é ao menos cavalheiro:/ O cacau é um malcriado covarde,/ Cacau é uma besta vulgar,/ Cacau é um tonto, desleal,/ Mentiroso, rastejador e farsante,/ E, muito bem, deve ser grato/ Aos tolos que o consomem." (G.K. Chesterton, "The Flying Inn", 1914)

"O que você vê à sua frente, meu amigo, é o resultado de uma vida inteira de chocolate. Uma libra (454 gramas) por dia." (Katherine Hepburn).

Texto Anterior: Doce rematerialização
Próximo Texto: Chocólatras cultivam vício
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.