São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que o alumínio não oxida em contato com a água?

Renato Braga Martins, 47, vendedor, São Paulo (SP)
Oswaldo Felippe Junior, do Instituto de Química da USP, responde:
"Não é verdade que o alumínio não oxida com contato com a água. Na realidade, há uma oxidação do metal que está exposto na superfície, como ocorre, por exemplo, com uma peça qualquer de ferro.
"A diferença é que o óxido de alumínio que se forma nesse caso é extremamente pouco solúvel e adere fortemente à superfície do material.
"O resultado desse processo é a formação de uma camada protetora, uma espécie de 'barreira' que protege o material de novas oxidações. Essa camada é chamada camada passivadora e, por ser muito fina e uniforme, não conseguimos perceber a olho nu. "Se essa camada for removida, a superfície recém-exposta sofre nova oxidação, e o processo se repete indefinidamente.
"Um hábito que deve ser revisto é o de cozinhar alimentos muito ácidos (como sucos e molhos de tomate) em panelas de alumínio.
"Esses materiais podem facilitar a dissolução da camada passivadora (e do prório metal) durante o cozimento e introduzir alumínio no alimento.
"Hoje em dia há vários dados relacionando o aparecimento de algumas doenças do sistema nervoso a altas taxas de alumínio no organismo."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: COMPORTAMENTO; SAÚDE; MEDICINA
Próximo Texto: Missões espaciais vão estudar Marte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.