São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
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CARTAS

* "Gostaria de saber se posso instalar um turbocompressor no meu Escort Hobby 1.0. Quanto custa e onde fazer o serviço?"
Luiz Carlos Moreira (Santos, SP)
Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, é viável instalar um turbocompressor no Hobby 1.0, desde que seja utilizada pressão de óleo de 0,5 bar, que não ocasiona quebra do motor. O ganho de potência atinge, em média, 50% (equivalente a um motor 1.8), com velocidade máxima passando a 170 km/h. O consumo de combustível aumenta em cerca de 20%. O preparador recomenda instalar o kit da Larus, que custa, em média, R$ 1.300 (fora o serviço de mão-de-obra, em torno de R$ 350). A oficina Aerocar faz a instalação: tel. (011) 219-1701.

* "Visitei o Salão do Automóvel e, por curiosidade, passei no estande da Jaguar. No local haviam cordas que separavam o público dos veículos. Duas pessoas faziam uma triagem, autorizando ou não a entrada. Percebi que havia uma espécie de discriminação, pois só entraram pessoas que aparentavam maior poder aquisitivo. Como estava com calça jeans, camiseta e tênis, fui barrado. Paguei R$ 15 para visitar a exposição e não admito ser discriminado."
Airton Furtado Ribeiro (São Paulo, SP)
Resposta
A Jaguar informou que expôs seus modelos em área de circulação restrita devido ao espaço disponível. Segundo a importadora, o leitor foi convidado a conhecer os lançamentos da marca em seu "showroom".

* "Em outubro, deixei minha picape S10 na revenda GM Convel Jardins, para a revisão dos 2.500 km (troca de óleo do diferencial e da caixa de câmbio). Por negligência, não colocaram óleo no diferencial. Retirei o carro, rodei cerca de 15 km e, subitamente, as rodas traseiras travaram. O problema foi sanado (trocaram o diferencial), mas é inadmissível que tais fatos venham a ocorrer."
Yoshio Nakano (São Paulo, SP)
Resposta
A General Motors disse que o veículo foi reparado e se encontra em perfeitas condições de uso. A revenda afirma que substituiu o diferencial completo.

* "Tenho um Tipo 1.6 ie, ano 95. O carro apresenta problemas na injeção eletrônica. Levei-o diversas vezes à autorizada para efetuar o conserto, sem sucesso."
Marcos Fernando Francio (Cuiabá, MT)
Resposta
A Fiat informou que o veículo foi reparado na concessionária Domani, entre os dias 25 e 28 de novembro. A montadora informou ainda que contatou o cliente no dia 3 de dezembro e foi informada de que o veículo está em perfeitas condições de uso.

* "Comprei um Pointer GLi 2.0, em dezembro de 95. O carro, com apenas dez meses de uso, já apresenta muitos problemas. No início, começou a ferver. Ocorreu também uma pane na parte elétrica (acionamento dos vidros e luzes do painel não funcionavam).
Com apenas 1.400 km houve travamento do motor por falta de óleo. O carro ainda apresenta problemas na suspensão, injeção eletrônica, infiltração de água e defeito na embreagem. Mais: foi guinchado em três ocasiões e esteve na concessionária por mais de dez vezes. O problema foi encaminhado ao Procon, e a Volkswagen ainda não deu nenhuma resposta."
Fábio Bronzeli Pie (São Paulo, SP)
Resposta
A Volkswagen afirma que manteve contato com a concessionária Sorana e foi informada de que os problemas apontados pelo cliente foram corrigidos. Segundo a montadora, o carro foi entregue em condições normais de uso, no dia 21 de novembro.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que o carro continua com problemas de ruído e pane na parte elétrica.

* "Comprei um Vectra GLS, modelo 96. O carro foi entregue com apenas uma chave, pois a segunda havia sido extraviada. A concessionária comprometeu-se a fazer o pedido à montadora. Até hoje, a chave não chegou."
João Batista Gonçalves (Poços de Caldas, MG)
Resposta
A General Motors afirma que contatou o gerente de serviços da concessionária Marinori e soube que, devido a problemas e quebra de maquinário, a chave ainda não foi entregue. A montadora diz que providenciou um novo pedido.

* "Gostaria de conseguir mais informações sobre o Sportage DLX a diesel, da Kia. Quais são os itens de série e as vantagens que esse modelo oferece?"
Robson Cebalho (Conchas, SP)
Resposta
A Folha publicou avaliação do Sportage DLX, a gasolina, na edição de 4 de dezembro de 1994. O veículo está disponível nas versões duas e quatro portas, com transmissão manual ou automática.
Os dois modelos são equipados com volante regulável, direção hidráulica, estribo, desembaçador traseiro, console dianteiro e traseiro, encosto do banco dianteiro reclinável, pneus sobressalentes, faróis halógenos, barra de impacto na porta, vidros verdes com acionamento elétrico, estofamento e bolsa nas portas, descanso para braço e pára-sol com espelho.

* "Tenho um Tipo SLX 2.0 ie. e gostaria de trocá-lo por um Tempra. Gostaria de saber quanto tempo o Tempra ainda continuará em linha de montagem, já que há notícias de que o modelo será substituído pelo Marea."
Antônio Luís Cussioli (Sertãozinho, SP)
Resposta
A Fiat informou que, atualmente, não tem intenção de substituir o Tempra.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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