São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como poupar a bateria do 'popular'

DA REPORTAGEM LOCAL

Enfrentar o trânsito pesado em uma noite chuvosa pode significar dor de cabeça extra ao motorista, principalmente de um veículo "popular": bateria descarregada.
Modelos de 1.000 cilindradas saem de fábrica com baterias de baixa amperagem -intensidade da corrente elétrica-, que podem não suportar a demanda por energia se o veículo tiver muitos equipamentos instalados (desembaçador, limpador traseiro, rádio, ar-condicionado, travas e vidros elétricos etc.).
As panes ocorrem quando o alternador, equipamento que recarrega a energia da bateria, não dá conta de fornecer nova carga ao componente.
Em bom estado, o alternador recarrega normalmente a bateria com o carro em movimento.
No trânsito lento (ou parado), e com vários componentes funcionando, pode ocorrer panes.
"É muito comum ver carros parados em congestionamentos, com a bateria totalmente arriada", afirma Akira Bando, do auto-elétrico Bando.
Dicas
Para evitar problemas, diz Bando, o motorista deve evitar ligar vários componentes ao mesmo tempo, e por longo período.
"Uma dica é deixar apenas a lanterna acesa em engarrafamentos e desligar o desembaçador traseiro."
Outro conselho é não desligar o motor no meio do trânsito, costume de muitos motoristas. O carro pode simplesmente não pegar novamente.
Mas, se isso ocorrer, o melhor é esperar pelo menos uma hora para a bateria recarregar.
"A cada partida há uma descarga elétrica da bateria para acionar o motor. Quanto mais partidas seguidas, maior a chance de descarregá-la", diz Geraldo Jorge Lima, da Jide Baterias.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Selo inibe utilização de objetos roubados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.