São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996 |
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Saiba como poupar a bateria do 'popular'
DA REPORTAGEM LOCAL Enfrentar o trânsito pesado em uma noite chuvosa pode significar dor de cabeça extra ao motorista, principalmente de um veículo "popular": bateria descarregada.Modelos de 1.000 cilindradas saem de fábrica com baterias de baixa amperagem -intensidade da corrente elétrica-, que podem não suportar a demanda por energia se o veículo tiver muitos equipamentos instalados (desembaçador, limpador traseiro, rádio, ar-condicionado, travas e vidros elétricos etc.). As panes ocorrem quando o alternador, equipamento que recarrega a energia da bateria, não dá conta de fornecer nova carga ao componente. Em bom estado, o alternador recarrega normalmente a bateria com o carro em movimento. No trânsito lento (ou parado), e com vários componentes funcionando, pode ocorrer panes. "É muito comum ver carros parados em congestionamentos, com a bateria totalmente arriada", afirma Akira Bando, do auto-elétrico Bando. Dicas Para evitar problemas, diz Bando, o motorista deve evitar ligar vários componentes ao mesmo tempo, e por longo período. "Uma dica é deixar apenas a lanterna acesa em engarrafamentos e desligar o desembaçador traseiro." Outro conselho é não desligar o motor no meio do trânsito, costume de muitos motoristas. O carro pode simplesmente não pegar novamente. Mas, se isso ocorrer, o melhor é esperar pelo menos uma hora para a bateria recarregar. "A cada partida há uma descarga elétrica da bateria para acionar o motor. Quanto mais partidas seguidas, maior a chance de descarregá-la", diz Geraldo Jorge Lima, da Jide Baterias. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Selo inibe utilização de objetos roubados Índice |
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