São Paulo, segunda-feira, 30 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança recebeu atenção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Embora a violência e o sentimento de insegurança sejam apontados pela população como um dos principais problemas do país, a maioria das metas estabelecidas para essas áreas por Fernando Henrique Cardoso durante a campanha vem sendo cumprida.
Como boa parte das propostas de FHC dependia de alteração nas leis, o ritmo das mudanças é lento. A mais importante cumprida nos dois primeiros anos de governo foi a contratação de 1.351 policiais federais e a reorganização de cargos e salários da Polícia Federal.
Desde 1988 não havia contratações, e o déficit de policiais federais chegava a 1.500 homens em um total de aproximadamente 7.000 servidores. O Ministério da Justiça espera suprir o déficit atual de 150 vagas até o fim de 1997.
Greve de agentes da PF em 1994, que invadiram e tomaram a superintendência do órgão em Brasília reivindicando melhores salários, precisou de intervenção das Forças Armadas para ser dissipada.
Entre as mudanças na lei que ainda dependem de aprovação do Congresso estão a nova política nacional de drogas (aprovada pela Câmara e devolvida ao Senado para votação final) e o projeto que pune a lavagem de dinheiro. Ele foi concluído há duas semanas e deverá ser apresentado ao Congresso em fevereiro.
A maior lacuna do governo na área de segurança foi a não-construção de presídios para os detentos condenados pela Justiça Federal, como havia sido prometido.

Texto Anterior: Educação teve mais avanços
Próximo Texto: Veja as metas e o que o governo conseguiu realizar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.