São Paulo, segunda-feira, 30 de dezembro de 1996
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Explode uso de pagers e o serviço piora

Já são 800 mil usuários

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

O número de usuários de pagers no país saltou de 200 mil (94) para 800 mil (96) em menos de dois anos. Para 97, a Abrac (Associação Brasileira de Radiochamada) estima que esse número ultrapasse um milhão de usuários no país.
O aumento do volume de pessoas que conectam as operadoras de pagers está tornando o sistema de operação ineficiente.
É cada vez mais comum tentar entrar em contato com a operadora e encontrar uma linha insistentemente ocupada.
Para resolver o problema, as empresas afirmam que já estão tentando aumentar a capacidade de atendimento de suas centrais. Mas esse aumento ainda é ineficiente para atender o número crescente de usuários.
A Teletrim é uma das empresas mais antigas no mercado de pagers no Brasil. Ela iniciou suas operações em julho de 92 e atualmente tem 150 mil usuários em todo o país, quase o dobro de 96.
"Esse mercado cresce de 5% a 10% ao mês. É um aumento rápido para o setor", afirma José de Melo, gerente de marketing da empresa.
Segundo Melo, a cada 200 novos clientes, a empresa aumenta um operador e uma linha telefônica, ou seja, cria um novo posto de atendimento. Ele reconhece, no entanto, que esse aumento é insuficiente para atender à demanda.
"Estamos tentando crescer com mais rapidez mas nem sempre é fácil. Só no mês de novembro, investimos US$ 1 milhão na compra de duas novas centrais PABX."
Melo afirma ainda que, em 96, a empresa investiu R$ 6 milhões. "Para 97, estamos programando os mesmos investimentos em expansão e infra-estrutura."
A Power Net, outra grande operadora de pagers, também afirma ter tido o número de clientes dobrado de um ano para cá.
Atualmente, a Power Net tem 85 mil usuários. A empresa trabalha com pagers da marca Motorola, que representam cerca de 90% nos existentes no mercado.
"Triplicamos o número de operadores em 96, mas isso ainda é insuficiente", afirma Moacir Zeitel, gerente de marketing da empresa.
A Power Net tem centrais em São Paulo, no Rio e em Brasília. Para 97, planeja abrir outras duas em São Paulo e no Rio.
"Para tornar nosso atendimento ideal precisaríamos ter um crescimento de 30%. Temos 500 operadores em cada central", afirma André Schaeffer, gerente de engenharia e operação da empresa.
Outras empresas, como a Conectel, também estão prevendo ampliação para 97. A Conectel tem mais de 100 mil usuários de pagers e centrais em São Paulo, no Rio e em Porto Alegre.
"O crescimento do número de usuários em 96 foi muito maior que em anos anteriores e pegou as empresas desprevenidas. As mudanças para ampliação estão programadas, mas não devem chegar com a rapidez desejada", afirma Renata Wehb D'Angelo, supervisora de marketing da Conectel.

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