São Paulo, segunda-feira, 30 de dezembro de 1996 |
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Explode uso de pagers e o serviço piora Já são 800 mil usuários CLÁUDIA PIRES
O aumento do volume de pessoas que conectam as operadoras de pagers está tornando o sistema de operação ineficiente. É cada vez mais comum tentar entrar em contato com a operadora e encontrar uma linha insistentemente ocupada. Para resolver o problema, as empresas afirmam que já estão tentando aumentar a capacidade de atendimento de suas centrais. Mas esse aumento ainda é ineficiente para atender o número crescente de usuários. A Teletrim é uma das empresas mais antigas no mercado de pagers no Brasil. Ela iniciou suas operações em julho de 92 e atualmente tem 150 mil usuários em todo o país, quase o dobro de 96. "Esse mercado cresce de 5% a 10% ao mês. É um aumento rápido para o setor", afirma José de Melo, gerente de marketing da empresa. Segundo Melo, a cada 200 novos clientes, a empresa aumenta um operador e uma linha telefônica, ou seja, cria um novo posto de atendimento. Ele reconhece, no entanto, que esse aumento é insuficiente para atender à demanda. "Estamos tentando crescer com mais rapidez mas nem sempre é fácil. Só no mês de novembro, investimos US$ 1 milhão na compra de duas novas centrais PABX." Melo afirma ainda que, em 96, a empresa investiu R$ 6 milhões. "Para 97, estamos programando os mesmos investimentos em expansão e infra-estrutura." A Power Net, outra grande operadora de pagers, também afirma ter tido o número de clientes dobrado de um ano para cá. Atualmente, a Power Net tem 85 mil usuários. A empresa trabalha com pagers da marca Motorola, que representam cerca de 90% nos existentes no mercado. "Triplicamos o número de operadores em 96, mas isso ainda é insuficiente", afirma Moacir Zeitel, gerente de marketing da empresa. A Power Net tem centrais em São Paulo, no Rio e em Brasília. Para 97, planeja abrir outras duas em São Paulo e no Rio. "Para tornar nosso atendimento ideal precisaríamos ter um crescimento de 30%. Temos 500 operadores em cada central", afirma André Schaeffer, gerente de engenharia e operação da empresa. Outras empresas, como a Conectel, também estão prevendo ampliação para 97. A Conectel tem mais de 100 mil usuários de pagers e centrais em São Paulo, no Rio e em Porto Alegre. "O crescimento do número de usuários em 96 foi muito maior que em anos anteriores e pegou as empresas desprevenidas. As mudanças para ampliação estão programadas, mas não devem chegar com a rapidez desejada", afirma Renata Wehb D'Angelo, supervisora de marketing da Conectel. Texto Anterior: Mudanças nas lojas "duty free" Próximo Texto: Linha ocupada lidera queixas Índice |
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