São Paulo, terça-feira, 31 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morador de Praia Grande se 'vinga' de vizinhos

RICARDO FELTRIN
ENVIADO ESPECIAL AO LITORAL

Ex-vizinha "pobre" do Guarujá, a Praia Grande neste verão está se "vingando". A maioria dos seus moradores e visitantes, entrevistados pela Folha, diz que, pela primeira vez, que não trocaria sua cidade pela "pérola do Atlântico".
Detalhe: os dois municípios estão com praias impróprias para o banho nos últimos dias, segundo a Cetesb.
"Praia Grande está uma maravilha. Eu não trocaria meu apartamento aqui por um no Guarujá de jeito nenhum", diz Marilene Zilinskas, 48, que há pelo menos 15 anos frequenta o local com a família.
Seu filho, Fabiano, 21, concorda. "De praia eu não trocava, mas trocaria todas as mulheres da Praia Grande pelas do Guarujá. É o único 'item' que lá é melhor", afirma.
O administrador Renato Provenzano, 54, que tem apartamento em Praia Grande há dois anos, é outro satisfeito.
"Hoje dá até gosto pagar o IPTU -que é bem caro. Você vê que sua qualidade de vida melhorou e que a prefeitura está investindo", declara.
O engenheiro químico José Marcus de Almeida, 41, sua mulher, Vera Lúcia, e sua sogra, Orlanda Ayres Pinto, ironizam o Guarujá. "Aquilo lá está horrível", diz Orlanda em referência à praia da Enseada, interditada devido ao rompimento de emissário de esgoto.
"Antigamente, quando me falavam em ir para a Praia Grande eu até pensava: 'Ih, a Praia Grande?'. Agora, não penso mais assim. Aqui está ótimo e eu não trocaria de cidade em hipótese alguma", afirma Vera Lúcia.
No Guarujá, sob o sol das 14h, na praia das Pitangueiras, a professora Roseli Gagliari, 23, e sua prima Maria Aurélia Gagliari, 22, diziam que, neste verão, as praias da cidade estão "deixando a desejar".
"No passado eu não pensaria nisso, mas hoje até que eu trocaria Guarujá pela Praia Grande. Lá, parece, está bem melhor que aqui", diz Maria Aurélia.
Também em Pitangueiras, a advogada Ana Carolina de Carvalho, 23, reclamava da qualidade da água. "Hoje vi umas 'coisas' boiando na água e então saí", diz a advogada.
A promotora de Justiça Maria do Carmo Perpétuo, 36, que tem imóvel na Enseada, afirma que decidiu ir para Pitangueiras por causa da poluição. "Enseada está suja demais."
Ela diz que "não sabia e ninguém informou" que Pitangueiras também tinha água imprópria para o banho.

Texto Anterior: Piora poluição em três praias do Guarujá
Próximo Texto: Réveillon deve reunir 4 milhões no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.