São Paulo, terça-feira, 31 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo sobre retirada sai logo, diz palestino

Arafat deve se reunir com Netanyahu hoje

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Representantes palestinos disseram ontem que Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) iriam em algumas horas chegar a um acordo final sobre a retirada parcial das tropas israelenses de Hebron (Cisjordânia).
"Nós esperamos concluir as negociações hoje (ontem). Esperamos um acordo", afirmou o chefe de segurança palestino Abdel Razak al Ihie, um dos negociadores.
Palestinos e israelenses se reuniram na faixa de Gaza (um dos territórios administrados pelos palestinos) para tentar finalizar o acordo. Na delegação israelense estava o ministro da Defesa Yitzhak Mordechai.
O negociador Mohamad Dahlan, chefe de segurança preventiva na faixa de Gaza, disse ontem que o presidente da ANP, Iasser Arafat, e o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, preparavam-se para se encontrar hoje a fim de selar o acordo.
Um porta-voz israelense não quis comentar eventuais resultados do processo de negociação.
Dennis Ross
O mediador norte-americano Dennis Ross deveria chegar ontem à região numa tentativa de solucionar os últimos pontos discordantes para a assinatura do pacto definitivo.
Ross deveria ter se encontrado com Netanyahu no início da tarde de ontem e, depois, com Arafat.
'Zona-tampão'
Um dos pontos sobre o qual ainda não havia acordo era a exigência israelense de que sejam estabelecidas "zonas-tampão" em torno dos bairros judeus de Hebron.
Israel também exige que suas forças de segurança possam perseguir suspeitos em bairros árabes e quer limitar os armamentos que serão utilizados pelos policiais palestinos.
Segundo acordo firmado por palestinos e israelenses em 1995, a cidade deveria ter sido entregue ao controle palestino há nove meses. Netanyahu, porém, vem adiando a retirada parcial de suas tropas.

Texto Anterior: Terroristas escapam de presídio em helicóptero
Próximo Texto: Cresce greve contra Orçamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.