São Paulo, quinta-feira, 1 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS FAMOSOS QUE PASSARAM POR OXFORD

LEWIS CARROLL (1832-1898)
Um dos passatempos prediletos de Charles Dodgson, padre e professor na universidade Christ Church, de 1860 a 1898, era passear de bote pelo rio Tâmisa com crianças de Oxford. Durante os passeios, gostava de contar histórias fantásticas para a filha do reitor, Alice, nas quais a garota aparecia como personagem principal. Um dia, decidiu colocar aquilo no papel, sob o pseudônimo de Lewis Carroll. Nascia um dos livros mais lidos de todos os tempos: "Alice no País das Maravilhas".

LAWRENCE DA ARÁBIA (1888-1935)
O inglês Thomas Edward Lawrence tornou-se especialista em mundo árabe. Estudou em três universidades de Oxford (Jesus College, Magdalen College e All Souls). A fixação lhe rendeu o apelido e o projeto de criar um império árabe aliado ao Reino Unido. Organizou um Exército de beduínos que chegou a tomar a capital da Síria, Damasco. Seus planos foram frustrados por uma conferência de paz. Deixou vasta literatura sobre suas experiências no oriente.

OSCAR WILDE (1854-1900)
A curta vida de escândalos de Oscar Wilde teve início em Oxford. Em 1874, Wilde, então com 18 anos, e seu amante Lord Alfred Douglas já barbarizavam as pacatas aulas da tradicional universidade Magdalen College. O que os sisudos professores da época não podiam prever era que aquele adolescente iria se tornar um dos maiores escritores da literatura inglesa. Escreveu livros como "O Retrato de Dorian Gray" e "Salomé".

EDMUND HALLEY (1656-1742)
As aulas de astronomia na universidade Queen's College, por volta de 1680, deram a base dos estudos que levaram Edmund Halley a organizar o primeiro catálogo de estrelas do céu austral. Em 1682, observou a passagem de um cometa, fez os cálculos de sua órbita e previu que o mesmo cometa voltaria a passar dali a 76 anos. O cometa visto por Halley passou a levar o seu nome, em homenagem à descoberta da periodicidade dos cometas.

T. S. ELIOT (1888-1965)
Ao decidir deixar os EUA para viver na Inglaterra, T. S. Eliot escolheu a universidade Merton College para terminar seus estudos superiores. Em 1919 -quatro anos após ter se formado em Oxford, aos 27 anos-, Eliot escreveu seu primeiro livro ("Poems"). A sátira à civilização moderna e o brilhante estilo literário -que influenciariam gerações em todo o mundo- deram a Eliot o Prêmio Nobel de Literatura, em 1948.

JOHN WESLEY (1703-1791)
As aulas de teologia na universidade Christ Church levaram Wesley, em 1720, a fundar um grupo de estudos da Bíblia. Dos estudos em sala de aula, Wesley e seus discípulos passaram a visitar a prisão de Oxford levando conforto e ajuda material aos detentos. Em 1738, teve uma revelação mística, rompeu com a Igreja e fundou o metodismo, arrastando consigo uma multidão de seguidores em todo o mundo.

Texto Anterior: Oxford Union é palco do poder e da sinuca
Próximo Texto: Vida é curta demais para conhecer os pubs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.