São Paulo, quinta-feira, 1 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vida é curta demais para conhecer os pubs

Oxford é o paraíso dos que odeiam bebidas em lata

DAVID DREW ZINGG
DO ENVIADO ESPECIAL AO REINO UNIDO

Oxford possui literalmente inúmeros pubs. Um homem poderia começar sua vida aqui bebendo em todos os pubs da cidade e, quando morresse, ainda não teria completado o percurso.
Uma das razões pelas quais há tantos pubs é que a produção de cerveja em Oxfordshire tem uma história longa. Hoje, porém, na Inglaterra inteira a cerveja anda saindo daquelas malditas latinhas.
É bom você vir para cá enquanto ainda é possível encontrar a cerveja de verdade.
O King's Arms é, e provavelmente será sempre, o pub "gown" (da universidade) de Oxford. Fica em Parks Road, atravessando a rua da grande biblioteca Bodleian. É imenso, para um pub, e costuma ser povoado por uma multidão agitada e ensurdecedora.
Às vezes, as pessoas se referem a ele como o "KA". No passado, chegou a ser conhecido como o "Kredibility Arms", devido às temíveis discussões políticas que uma panelinha universitária comunista promovia. Oferece comida de pub de qualidade razoável.
Não confunda o The Turf com outro pub chamado The Turl. The Turf fica em 4 Bath Place, Holywell Street. Você terá que procurá-lo, percorrendo algumas vielas escuras, estreitas e sinuosas.
Você terá a impressão de estar bebendo ao lado de Charles Dickens. O The Turf tem uma longa história em Oxford, já que foi fundado no século 13.
Muitos estudantes trazem os pais para cá quando estes os visitam. Tem um jardim externo colado às últimas seções remanescentes da antiga muralha da cidade, onde se pode beber ao ar livre.
A cerveja do The Bear tem sabor forte e incisivo. Esse pub é ainda mais antigo do que o The Turf. O local funciona como bebedouro desde 1242 -ou seja, vem oferecendo diversão líquida a seus frequentadores há muito tempo.
A casa é minúscula, de teto baixo, e serve comida boa. Suas paredes ostentam pedaços de 7.000 gravatas de clubes e faculdades de todo o mundo -por exemplo, o East of Suez Golfing Club (clube de golfe Leste do Suez).
O The Old Tom fica em St. Algate, lá em cima, perto da High Street. Não sou, de modo geral, grande fã da comida dos pubs ingleses. Infelizmente só descobri o The Old Tom nos últimos dias de minha estadia em Oxford.
A comida é saborosa e bem temperada, como a comida brasileira. Acrescente-se a isso as dimensões minúsculas da casa, seus proprietários simpáticos e hospitaleiros, e você se sentirá como se tivesse caído de pára-quedas num lar longe de seu lar. O The Old Tom confere um novo valor ao nome "Public House".
O Head of the River é um pub situado na rua onde eu me hospedei, em frente ao apartamento onde vivi como hóspede mimado.
Ele dá para o rio Tâmisa, em um lugar chamado Folly Bridge (ponte dos Desatinos). Em se tratando de um pub, é gigantesco, pois o local que ocupa é um antigo estaleiro de barcos. Na primavera e no verão, é um bom lugar para ver os times universitários de remo passando ao lado.

Texto Anterior: OS FAMOSOS QUE PASSARAM POR OXFORD
Próximo Texto: Universidade dá o tom da diversão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.