São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo do Banespa gera lista de pedidos

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os senadores de vários partidos preparam uma lista de pedidos para seus Estados em troca do aval ao acordo que pode tirar o Banespa da intervenção federal.
A lista deverá ser entregue ao governo na próxima semana, segundo o senador Edison Lobão (PFL-MA).
O acordo do Banespa tem sido um dos principais assuntos de reuniões das bancadas de deputados e senadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
No Senado (que precisa referendar o acordo feito entre o governo federal e o governo paulista) eles ocupam 60 das 81 vagas.
Lobão disse à Folha que se o governo não atender as reivindicações, os senadores ficarão "com um pé atrás" para votar o acordo do Banespa.
Entre as exigências, eles querem que o governo modifique idéias do projeto de reforma tributária -como a restrição ao poder do Estado de conceder benefícios para atrair empresas.
Segundo Lobão, os senadores não vão levar reivindicações específicas para seus Estados.
Nesta pauta conjunta está a liberação de mais recursos para a Sudene e para a Sudam, órgãos federais que bancam projetos respectivamente no Nordeste e no Norte.
O senador Esperidião Amin (PPB-SC), porém, tem uma condição bem específica. "Eu só voto a autorização do Banespa quando o governo federal duplicar a BR-101, campeã de acidentes em meu Estado", disse.
O líder do PFL no Senado, Hugo Napoleão (PI) quer R$ 2 bilhões para conclusão de obras hídricas no Nordeste.
As dívidas de governos estaduais com a União também vão ser lembradas pelos senadores.
"Se Alagoas propusesse entregar um aeroporto para pagar dívida seria anedótico", afirmou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), referindo-se a um dos termos do acordo.

Texto Anterior: Liminar suspende 'privatização' do Banerj
Próximo Texto: Banco perde dinheiro com acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.