São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunista Ziuganov quer recriar URSS

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder neocomunista russo Guennadi Ziuganov, um dos favoritos às eleições presidenciais de junho, quer restaurar as fronteiras da antiga União Soviética e devolver a seu país o status de superpotência.
As intenções estão em um artigo que ele publicou no jornal americano "The New York Times".
O argumento de Ziuganov para ressuscitar a URSS: seu fim causou um desequilíbrio mundial. Para ele, a associação de "povos ex-soviéticos" seria "uma necessidade histórica ditada pelas necessidades da segurança mundial".
Ziuganov dá, entretanto, um tom moderado às suas promessas: a recuperação do império soviético, por exemplo, deve ser pacífica. No campo econômico ele propôs a cooperação entre a Rússia e os EUA, antigos adversários durante a Guerra Fria.
No campo militar, o líder do PC russo, o maior partido da Duma, criticou a tentativa da Otan (aliança militar) de englobar os países do leste europeu, ex-comunistas.
Segundo ele, o envio de forças da aliança militar ocidental à Bósnia é uma interferência indevida em assuntos internos de um país.

Texto Anterior: Forbes passa Dole em pesquisa de primária
Próximo Texto: Contabilidade de Samper desapareceu, afirma jornal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.