São Paulo, sábado, 3 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Frio mata 12 e atinge -51°C nos EUA

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Uma nova onda de frio e neve vinda do Canadá matou 12 pessoas nos EUA e quebrou recorde de baixas temperaturas em sete Estados do Meio-Oeste.
A mais baixa temperatura foi registrada ontem, por volta das 10h, em Towers (Minnesota): - 51,1oC. Foi o recorde do Estado.
A cidade, que tem apenas 500 habitantes e fica próxima da fronteira com o Canadá, foi invadida por jornalistas e meteorologistas esperando a quebra do recorde.
Desde 1888, apenas três Estados registraram temperaturas mais baixas: Alasca (-62oC, em 1971), Montana (-56,6oC, em 1954) e Colorado (-51,6oC, em 1936).
A Flórida foi o único Estado que escapou do frio: em Miami, a temperatura chegou ontem a 29oC.
A mistura de neve e chuva deixa as pistas muito escorregadias, e é comum a ocorrência de engavetamentos de carros.
Em Coyle (Oklahoma), um homem morreu ontem de madrugada por causa da explosão da tubulação de gás de sua casa, causada pelo excesso de neve.
Em Ripon (Wisconsin), uma mulher de 38 anos foi encontrada congelada na calçada.
Segundo médicos do Serviço de Emergência, antes de desmaiar, ela estaria embriagada.
As outras vítimas fatais eram do Estado de Washington (duas), de Montana e Nebraska.
Em Minnesota, 750 mil alunos estão sem aulas desde a quinta-feira por causa do frio.
Foi a primeira vez em dois anos que as escolas fecharam por causa das baixas temperaturas.
Segundo, a polícia da Dakota do Norte, graças ao frio, o Estado registrou em janeiro uma das menores taxas de criminalidade dos últimos dez anos.
"Em compensação, o número de chamadas para atender brigas familiares aumentou muito. Ninguém aguenta mais ficar em casa", afirmou o delegado do Estado Stan Lyson.
Ontem, a frente fria que causou as baixas temperaturas começou a se deslocar para a Costa Leste. Em Maryland e na Virgínia Ocidental, as escolas não funcionaram.
O mesmo aconteceu em Louisiana, Mississippi e Arkansas (sul dos EUA). Cerca de 100 mil casas nos três Estados ficaram sem energia elétrica, e várias estradas foram fechadas por causa da combinação de chuva e neve.
Em Nova York, a previsão é de que a neve acumulada hoje chegue a 30 cm. Na segunda-feira, a temperatura na cidade deverá chegar a -15oC centígrados.

Próximo Texto: Clinton consegue acordo que evita calote na dívida interna dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.