São Paulo, domingo, 4 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo de energia revela aumento da renda em 95

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

A análise do consumo de eletricidade no Estado de São Paulo indica que houve aumento da renda das camadas mais pobres em 95. Em paralelo, os dados mostram sensível redução da atividade industrial no segundo semestre do ano passado.
Essas conclusões estão contidas no "Boletim Conjuntura Energia" nº 2, uma publicação de circulação restrita da Secretaria de Energia paulista, obtida pela Folha.
O consumo de energia é um raio X das atividades sócioeconômicas. Se cresce o consumo de eletricidade entre os consumidores de baixa renda, a principal causa é o aumento do número de eletrodomésticos nas casas -o que implica aumento dos ganhos de seus moradores. O consumo residencial subiu 11,8% em 95.
Foi o que ocorreu com a indústria paulista a partir de agosto. Após onze meses seguidos de crescimento, o consumo do setor caiu, mês a mês, até dezembro. Comparado ao de 94, houve diminuição de 0,6% em 95.
A queda da atividade industrial foi creditada pelos analistas a uma medida preventiva dos empresários diante da previsão de queda nas vendas de Natal e de uma recessão no início de 96.
Entretanto, os dados sobre o consumo de energia elétrica no setor comercial no final de 95 não confirmaram essa expectativa. O comércio paulista gastou 9,9% a mais de eletricidade em dezembro do ano passado do que no mesmo mês de 94. O crescimento anual do setor foi ainda maior: 11,5%.

Texto Anterior: Turismo de bits
Próximo Texto: Grupo inglês quer investir mais no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.