São Paulo, domingo, 4 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda o fim da carteira de trabalho

DA REDAÇÃO

O Ministério do Trabalho está planejando extinguir a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), hoje um documento indispensável para a admissão em qualquer emprego fixo ou temporário.
A idéia é substituir a carteira por instrumentos mais modernos como, por exemplo, um cartão magnético que contenha os dados sobre a vida profissional.
A mudança ainda não tem data certa para acontecer, mas ainda depende de uma série de acertos, pois a carteira é usada hoje como uma forma de provar tempo de serviço e contribuição.
Enquanto a mudança não ocorre, a CTPS ainda é um documento válido. Pode ser solicitada em postos autorizados a emiti-las (veja relação abaixo) por qualquer interessado de, no mínimo, 14 anos.
O empregado, a partir do seu primeiro registro, tem nas anotações contidas na carteira de trabalho, um histórico de toda sua vida profissional.
Exemplos: contrato de trabalho (incluindo datas de admissão e desligamento), valor e forma de remuneração, anotação de férias, salários, contribuição sindical, afastamento com recebimento de benefícios, entre outros.
É o principal documento que comprova o tempo de serviço para cálculos de aposentadoria.

Texto Anterior: Curso no exterior tem 60 vagas
Próximo Texto: "Chefão" da Fuvest não sabia o que cursar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.