São Paulo, domingo, 4 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Personagens saem da tela e viram moda

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Os personagens de "Friends" ficaram tão populares nos Estados Unidos que saíram da tela da televisão para invadir cabeleireiros, supermercados, lojas de roupa e de decoração.
Os posters neodadaístas que enfeitam o apartamento de Rachel e Monica, por exemplo, viraram mania no país.
O mesmo ocorreu com as xícaras gigantes, usadas para servir café no Central Perk, e com as almofadas em formato de cubo, que decoram os sofás estilo art déco da sala-de-estar das três amigas.
Entre as mulheres, quem faz mais sucesso é Rachel, personagem interpretada pela atriz Jennifer Aniston.
Suas bijuterias, roupas justas e o corte de cabelo (leia texto abaixo) são imitados por centenas de norte-americanas entre 20 e 30 anos.
Nas lojas de roupas voltadas para "young adults", os vendedores já se acostumaram a fabricar modelitos idênticos aos usados por Monica, Rachel, Ross e Joey -os trajes de Phoebe e Chandler são menos populares.
As roupas usadas pelos personagens fazem tanto sucesso que o seriado criou sua própria grife.
Na loja dos estúdios Warner Bros. na 5ª Avenida, em Nova York, a vitrine principal exibe camisetas, pijamas, xícaras e bonés com o logotipo da série.
Nos catálogos de compras por correio, os itens da grife "Friends" também são os mais populares, apesar dos preços elevados. Uma camiseta com a foto dos seis personagens custa, em média, US$ 24,00.
O sucesso do seriado não é medido apenas pelos produtos associados à marca "Friends".
Há pelos menos três fóruns na Internet, a rede mundial de computadores, dedicados a trocar idéias sobre os seis amigos.
Nas conversas online, dá para copiar receitas inspiradas nos personagens, saber com quem os atores estão namorando e o que está para acontecer nos próximos episódios.
O disco com as músicas que mais tocam no seriado (incluindo The Pretenders, Cramberries, Hootie & The Blowfish, REM e K.d. Lang) está há dois meses entre os 20 mais vendidos nos EUA.
A música tema "I'll Be There For You" transformou a desconhecida banda Rembrandts numa das que mais apareceu na MTV em 1995.
E existe até mesmo uma banda country especializada em fazer covers das músicas que Phoebe (Lisa Kudrow) canta no bar-café Central Perk.
A Coca Cola embarcou no sucesso de "Friends" e, desde o início do ano, os atores viraram garotos-propaganda da diet Coke (leia texto abaixo).
Outro fato que dá a dimensão do sucesso da série é a aglomeração constante de fãs na porta no número 90 da Bedford Street, no Greenwich Village (Manhattan), que serve de fachada para o fictício prédio em que moram os seis.
Mesmo sabendo que o seriado é gravado nos estúdios da NBC em Burbank (Califórnia), os fãs que passam por Nova York não perdem a chance de conhecer a entrada da casa de Rachel, Ross e sua turma.

Texto Anterior: Atores estréiam no cinema
Próximo Texto: Coca Cola contrata elenco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.