São Paulo, domingo, 4 de fevereiro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Personagens saem da tela e viram moda
DANIELA FALCÃO
Os posters neodadaístas que enfeitam o apartamento de Rachel e Monica, por exemplo, viraram mania no país. O mesmo ocorreu com as xícaras gigantes, usadas para servir café no Central Perk, e com as almofadas em formato de cubo, que decoram os sofás estilo art déco da sala-de-estar das três amigas. Entre as mulheres, quem faz mais sucesso é Rachel, personagem interpretada pela atriz Jennifer Aniston. Suas bijuterias, roupas justas e o corte de cabelo (leia texto abaixo) são imitados por centenas de norte-americanas entre 20 e 30 anos. Nas lojas de roupas voltadas para "young adults", os vendedores já se acostumaram a fabricar modelitos idênticos aos usados por Monica, Rachel, Ross e Joey -os trajes de Phoebe e Chandler são menos populares. As roupas usadas pelos personagens fazem tanto sucesso que o seriado criou sua própria grife. Na loja dos estúdios Warner Bros. na 5ª Avenida, em Nova York, a vitrine principal exibe camisetas, pijamas, xícaras e bonés com o logotipo da série. Nos catálogos de compras por correio, os itens da grife "Friends" também são os mais populares, apesar dos preços elevados. Uma camiseta com a foto dos seis personagens custa, em média, US$ 24,00. O sucesso do seriado não é medido apenas pelos produtos associados à marca "Friends". Há pelos menos três fóruns na Internet, a rede mundial de computadores, dedicados a trocar idéias sobre os seis amigos. Nas conversas online, dá para copiar receitas inspiradas nos personagens, saber com quem os atores estão namorando e o que está para acontecer nos próximos episódios. O disco com as músicas que mais tocam no seriado (incluindo The Pretenders, Cramberries, Hootie & The Blowfish, REM e K.d. Lang) está há dois meses entre os 20 mais vendidos nos EUA. A música tema "I'll Be There For You" transformou a desconhecida banda Rembrandts numa das que mais apareceu na MTV em 1995. E existe até mesmo uma banda country especializada em fazer covers das músicas que Phoebe (Lisa Kudrow) canta no bar-café Central Perk. A Coca Cola embarcou no sucesso de "Friends" e, desde o início do ano, os atores viraram garotos-propaganda da diet Coke (leia texto abaixo). Outro fato que dá a dimensão do sucesso da série é a aglomeração constante de fãs na porta no número 90 da Bedford Street, no Greenwich Village (Manhattan), que serve de fachada para o fictício prédio em que moram os seis. Mesmo sabendo que o seriado é gravado nos estúdios da NBC em Burbank (Califórnia), os fãs que passam por Nova York não perdem a chance de conhecer a entrada da casa de Rachel, Ross e sua turma. Texto Anterior: Atores estréiam no cinema Próximo Texto: Coca Cola contrata elenco Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |