São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mandela comemora título continental da África do Sul

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A África do Sul é a nova campeã do continente africano, depois de derrotar a Tunísia por 2 a 0, anteontem, em Soweto.
A anfitriã da Copa da África conseguiu o título inédito com dois gols do atacante Mark Williams, que atua no Wolverhamton, da Inglaterra.
Williams entrou aos 20min do segundo tempo e, após oito minutos, marcou o primeiro gol. Dois minutos depois, voltou a marcar.
O presidente sul-africano, Nelson Mandela, vestindo a camisa 9 da seleção, e o rei zulu, Goodwill Zwelithini, líder cultural da mais antiga tribo do país, desfilaram após o jogo pelo campo e foram aplaudidos pelo público de mais 80.000 pessoas.
Mandela utiliza o esporte como um dos instrumentos de integração entre brancos e negros, separados até pouco tempo pela política de segregação racial. Anteontem, foi novamente bem-sucedido.
No Mundial de rúgbi do ano passado, a torcida negra apoiou a equipe nacional, formada por brancos.
Com a conquista de anteontem, alguns futebolistas brancos, como o capitão Neil Tovey e o zagueiro Mark Fish, tornaram-se ídolos do público de maioria negra.
A festa de comemoração perdeu um pouco de seu brilho após os tumultos em Soweto, local do estádio da decisão. Segundo a polícia, houve um saldo de nove mortos, assassinados por tiros, facadas ou até machacadas, durante a festa da vitória.
Depois do boicote da Nigéria e do pequeno público na primeira fase, a 19ª edição do torneio mais importante do continente africano ganhou em interesse, o que aumentou o entusiasmo dos organizadores quanto à possibilidade da África do Sul tornar-se a sede da Copa do Mundo de 2006.

Texto Anterior: Time quer reforçar o ataque
Próximo Texto: Animais e estrelas inspiram apelidos de equipes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.