São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Michel estuda sozinho em casa

ISABELLE SOMMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Michel vive há dois anos em Sera-Me. Durante esse tempo ele aprendeu a falar e a escrever a língua tibetana, que tem um som nasalado, e decorou vários mantras budistas.
O pequeno monge mora na casa de outro lama, próximo ao monastério. Todas os dias acorda às 6h e, durante a manhã, tem aulas de tibetano, de textos e rezas budistas.
Depois do almoço, Michel estuda, com um método de autodidatismo (sem professores), as matérias do currículo das escolas brasileiras. "Quando meu pai está comigo, ele me ensina".
Depois do jantar, ele repete os textos tibetanos. À noite, antes de dormir, escreve um diário. "É para não esquecer o português."
Saudades? "Cada pessoa tem saudade de forma diferente. Eu gosto muito da minha família mas eu não sinto falta". Mas confessa que, quando chega ao Brasil, toma 20 copos de guaraná por dia.
Michel, que fala muito de paz, dá um conselho para chegar a ela: "Faça uma coisa boa a mais todos os dias e uma ruim a menos. E pense nisso antes de dormir".
(IS)

Texto Anterior: O PEQUENO LAMA
Próximo Texto: Arroto é jeito que o estômago tem para se livrar do excesso de gases
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.