São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro traz aventuras de ingleses no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1925, uma expedição organizada pelo coronel inglês Percy Harrison Fawcett, seu filho, Jack Fawcett, e pelo médico e amigo Raleigh Rimmel se embrenhou pelo interior de Mato Grosso.
Eles acreditavam que em algum lugar das matas brasileiras encontrariam uma cidade esquecida. Em maio do mesmo ano, os aventureiros desapareceram.
Sete anos, depois, Peter Fleming encontraria um anúncio no jornal "The Times", de Londres. O classificado procurava voluntários para seguir a pista de Fawcett.
Peter Fleming foi um deles. A aventura custou a cada um deles cerca de US$ 700. Flemig veio ao Brasil como repórter do "Times" com um grupo de cinco homens.
Sua missão: percorrer o caminho de Fawcett e outros expedicionários que já tinham tentado encontrar pistas sobre o coronel.
Parece roteiro de filme do Spilberg? Mas tudo isso aconteceu de verdade. A história completa da expedição de Peter Flemimg está no livro "Uma Aventura no Brasil", escrito pelo próprio Fleming.
Melhor do que um livro de aventura e ficção, "Uma Aventura no Brasil" descreve a passagem dos ingleses pelo interior dos Estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Pará.
Fleming evita fazer o gênero "Indiana Jones" em sua narrativa. Ele prefere contar passagens engraçadas do Brasil da década de 30 a supervalorizar o aspecto aventureiro da expedição.
Quanto ao paradeiro do coronel Fawcett, ninguém sabe com certeza o que aconteceu a ele. A melhor pista foi descoberta por brasileiros.
Em 1951, os irmãos indianistas Villas-Boas encontraram uma ossada, que poderia ser do coronel. Orlando Villas-Boas disse que o coronel teria sido morto por índios calapalos. Até hoje, a hipótese não foi confirmada. Os ossos estão na Universidade de São Paulo e podem voltar a ser investigados.

Nome: "Uma Aventura no Brasil".
Autor: Peter Fleming
Preço: R$ 29
Onde comprar: Livraria Saraiva (011) 232- 5101 e Siciliano (011) 831-9911.

Texto Anterior: Peniscopia é indolor
Próximo Texto: Siameses são detetives em livro policial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.