São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peniscopia é indolor

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"A namorada de um amigo está com HPV e o médico disse que ele vai ter que fazer um exame chamado peniscopia. Isso dói? Ele também tem o vírus?"

Seu amigo pode ficar tranquilo. A peniscopia é um exame indolor.
O HPV é um vírus que pode causar desde lesões microscópicas nos órgãos genitais até problemas visíveis, como a crista de galo ou condiloma.
Quando a lesão é microscópica, o médico precisa de técnicas especiais para poder enxergá-la. Esse é o caso da peniscopia.
O médico passa um líquido especial no pênis e, com um auxílio de uma luz fluorescente e de um tipo de microscópio, ele pode localizar eventuais lesões.
As lesões devem ser destruídas porque o vírus é transmissível por contato sexual e, com o tempo, pode até causar algumas formas de câncer.
Não é obrigatório que seu amigo também tenha o vírus. Isso vai depender do jeito com que o sistema de defesa dele funciona contra esse microorganismo.
E mais um lembrete importante, a única forma de evitar o HPV é o uso da camisinha desde o início da relação sexual (não apenas no momento da penetração).

Texto Anterior: É possível engravidar na menstruação
Próximo Texto: Livro traz aventuras de ingleses no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.