São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Black Uhuru se apresenta hoje em SP

CLÁUDIA PAS
DO BANCO DE DADOS

Show: Black Uhuru
Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, Lapa, tel. 252-6255)
Quando: hoje, às 21h30
Quanto: R$ 25 a R$ 40

Existe uma famosa polêmica no reggae mundial sobre quem teria o direito legal de usar o nome original da banda Black Uhuru. De um lado desta disputa está Duckie Simpson e do outro Garth Dennis e Don Carlos, todos membros fundadores do grupo na segunda metade da década de 70, na Jamaica.
Nos últimos cinco anos, os palcos brasileiros puderam assistir três formações da banda: a original (Simpson, Dennis e Carlos), a de Simpson e a de Dennis e Carlos.
Sem a intenção de jogar mais lenha nesta fogueira, o fato é que o Black Uhuru "original" deixou de existir há muito tempo, exatamente quando Don Carlos e Garth Dennis deixaram a banda, antes do lançamento do primeiro disco.
E, ao contrário do que pregam os puristas, o grande momento da banda começou aí, com os álbuns lançados pelo selo Island, "Sinsemilla" (80), "Red" (81), "Chill Out" (82) e "Anthem" (83), sob comando da segunda geração da banda capitaneada por Simpson.
Ao lado de Michael Rose, Sandra "Puma" Jones, que já não estão mais na banda, e dos produtores Sly Dunbar e Robbie Shakespeare -os Riddim Twins, figuras lendárias da música pop- o Black Uhuru de Duckie Simpson sacudiu o cenário do reggae internacional.
Com hits como "The Whole World is Africa", "Solidarity" e "Youth" conquistaram os EUA, a Europa e o primeiro Grammy da história do reggae, com o álbum "Anthem".
Quem for ao Olympia hoje vai ver o Black Uhuru de Duckie Simpson bastante diferente, com Earl "Bagga" Walker (baixo), Tony "Asha" Brissett (teclados), Sydney Wolfe (percussão) e Vince Black (guitarra). Mas vale a pena ouvir novamente alguns destes sucessos cultivados pela habilidade de Duckie Simpson.

Texto Anterior: CLIPE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.