São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
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Marketing encarece livro didático em 30%

DA REPORTAGEM LOCAL

Os livros didáticos, mais de 50% da produção editorial no país, carregam em seus preços os custos de um esquema de marketing que encarece o produto em até 30%.
Com um mercado dominado por 10 editoras, entre as 800 que atuam no ramo didático, os preços seguem um padrão: livros para até 4ª série custam em torno de R$ 15; de 4ª a 8ª, R$ 20 a R$ 25 e de 2º grau, R$ 30 a R$ 35.
Os preços, equivalentes aos de livros não-didáticos, poderiam ser menores, já que as tiragens ultrapassam a casa dos 40 mil exemplares, contra 3 mil dos não-didáticos. Mas as grandes editoras distribuem gratuitamente para os professores de todo o país cerca de um terço da edição. Os custos dessa distribuição ficam embutidos no livro vendido aos estudantes.
"O professor quer ver o livro, analisá-lo com cuidado, antes de adotar", afirma Wander Soares, vice-presidente da Abrelivros (Associação Brasileira dos Editores de Livros), entidade que congrega as editoras didáticas.
A editora Ática, a maior do mercado, com cerca de 10 milhões de livros comercializados no ano passado, sem contar vendas para o governo, distribuiu 4 milhões de exemplares para professores.
Segundo Soares, a uniformidade de preços é fruto da uniformidade de custos de serviços e matérias-primas. "Várias editoras usam as mesmas gráficas, o custo do papel é o mesmo. O preço final acaba sendo também parecido."
Outro fator de encarecimento dos livros didáticos é o uso de cores, fotos e ilustrações. "Os livros didáticos usam quatro cores e são, além disso, fruto de um trabalho de pesquisa e elaboração que pode consumir quatro anos."
Ele afirma que, dos 320 milhões de exemplares editados anualmente no Brasil, os didáticos respondem por 180 milhões. Desses, 110 milhões são comprados pelo governo e 70 milhões vão para livrarias e professores.
O governo, como grande comprador, estipula preços bem mais baixos para suas aquisições. Um exemplar que custa R$ 16 na livraria é vendido à FAE (Fundação de Apoio ao Estudante) por R$ 4.
"A FAE paga só os custos de material, impressão e direitos autorais", diz Soares. Segundo ele, trata-se de uma venda não-lucrativa. Mas as editoras vendem porque isso permite permanecer no grande mercado do livro didático.

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