São Paulo, segunda-feira, 5 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANISTIA INTERNACIONAL

DA REDAÇÃO

A Folha divulga hoje mais três casos de violações denunciados pela Anistia Internacional.
A muçulmana Nura Berbi e sua mãe, Hasnija Demirovi, "desapareceram" em Banja Luka, cidade da Bósnia controlada pelos sérvios, em 14 de agosto de 1995.
Dois homens armados haviam ido até o apartamento de Hasnija pedindo informações sobre Demil, seu genro. Nada mais se soube das duas mulheres.
Por favor, escreva solicitando investigação imediata sobre o sequestro de Nura Berbi e Hasnija Demirovi para: The Representative Office of the Republika Srpska - Biro Republike Srpska.

No dia 1º de janeiro de 1995, o apartamento dos irmãos Mahmud e Bachar al Khalifeh al Auamileh, em Amã (capital da Jordânia), foi cercado. No dia seguinte, agentes descarregaram suas armas por 15 minutos sem parar e sem aviso, segundo Bachar, que ficou gravemente ferido. Mahmud recebeu quatro tiros e morreu em seguida.
Nos últimos quatro anos, a família disputava com o governo por questões aparentemente relacionadas com postos de trabalho, propriedade de terras e corrupção.
A organização solicitou investigação em junho de 1995. As autoridades disseram que os irmãos foram baleados por resistir à prisão.
Por favor, peça a investigação e a divulgação dos resultados para: Sharif Zayd bin Shaker, Prime Minister and Minister of Defence.

Ye Htut foi detido em 27 de setembro de 1995, em Yangon (capital de Myanma, ex-Birmânia), acusado de enviar "notícias forjadas" a grupos dissidentes birmaneses no exterior para "enganar outras nações sobre Myanma".
Em dezembro, ele foi condenado a sete anos de prisão. A Anistia Internacional o considera um prisioneiro de consciência.
Teme-se por sua saúde, pois maus-tratos são comuns no país.
Escreva pedindo a libertação de Ye Htut para: General Than Shwe, Chairman - State Law and Order Restoration Council.

Se você quer se associar à Anistia Internacional contate um de seus escritórios brasileiros: Rua Vicente Leporace, 833, Campo Belo, São Paulo, SP, CEP 04619-032, tel. (011) 542-9819; Rua dos Andradas, 1.560, 25º cj. 2525, Porto Alegre, RS, CEP 90020-010, tel. (051) 228-8634.

Texto Anterior: Universidade aponta Amir como aluno-modelo
Próximo Texto: Mortos em terremoto na China já são 240
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.