São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
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Parmalat entra no ramo de sorveterias franqueadas

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Parmalat do Brasil está desde hoje em um novo ramo de negócios, o de produção e comercialização de sorvetes artesanais.
A primeira Gelateria Parmalat, como vão chamar as sorveterias que a empresa vai franquear, foi inaugurada ontem no Moinho Santo Antônio, antigo prédio na zona leste de São Paulo que foi transformado num complexo de lazer.
O novo empreendimento consumiu US$ 5 milhões de investimento, gastos no desenvolvimento da linha de sorvetes e ainda na montagem desta primeira unidade.
A intenção da Parmalat, de acordo com o presidente da empresa no país, Gianni Grisendi, é abrir 200 lojas em dois anos.
"Pretendemos que a Parmalat seja proprietária do menor número de lojas possível. Vamos nos concentrar nas franquias", diz.
O preço de uma franquia da Gelateria Parmalat, segundo Grisendi, deve ficar entre US$ 100 mil e US$ 300 mil, variando conforme o ponto em que a loja se situar.
Esse montante diz respeito a gastos com equipamentos, treinamento de funcionários, uniformes e conhecimento para a produção.
A definição das regras que serão seguidas pela Parmalat e franqueados deve levar ainda 60 dias.
O presidente da empresa afirma que a Parmalat não tem o objetivo de industrializar a produção.
"Para nós, sorvete é alimento. Por isso não teremos estoques. O produto será feito na própria sorveteria e vendido no mesmo dia."
Entre os 11 sabores haverá o "Sapore Del Giorno" (sabor do dia), que vai variar de loja para loja, de região para região do país e ainda de acordo com a estação do ano.
A Parmalat do Brasil já adquiriu, desde 1989, 30 fábricas no país e faturou no ano passado US$ 920 milhões -sendo 50% deste total na venda de leite. Em 94, o faturamento foi de US$ 705 milhões.

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