São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço do suco de laranja dispara devido ao frio nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A colheita de laranjas na Flórida (EUA) está sendo prejudicada pelas baixas temperaturas, informaram produtores à cooperativa Florida Citrus Mutual.
Pelo menos metade da safra de US$ 1,2 bilhão do estado americano ainda está para ser colhida, segundo os especialistas.
A laranja Valência é a mais afetada, segundo Bobby McKowen, diretor executivo da cooperativa, que representa mais de 12 mil produtores daquele Estado.
"A colheita de Valência foi a mais atingida, mas ainda é muito cedo para quantificar os prejuízos na produção de laranja e de sucos", afirmou McKowen.
Com os rumores de que 500 milhões de toneladas da colheita poderiam ser perdidas, o preço do suco de laranja concentrado no mercado futuro disparou na última semana.
Ontem, porém, caiu, devido à excessiva venda de commodities na semana passada, quando o produto estava superavaliado.
Anteontem à noite, as temperaturas caíram para cerca de -4ºC nas regiões de Polk, Hardie, Henry, Hillsborough, Charlotte e DeSoto, todas grandes produtoras de cítricos na Flórida central.
O cinturão nordeste da laranja na Flórida parece ter sofrido os maiores prejuízos, pois nessa região as temperaturas despencaram para -8ºC perto de Ocala, na manhã de ontem, relatou McKowen.
"A madrugada de segunda-feira foi a mais fria do ano. Muitos produtores ainda estão avaliando os prejuízos em suas plantações."
Mas nem todos os produtores de laranja na Flórida tiveram a mesma sorte. Na área de Indian River, (costa Leste), as plantações amanhecerem num estado excelente, disse McKowen. O frio vento do Ártico causou geadas em algumas árvores, além de queimar e arrancar muitas folhas em certas áreas.

Texto Anterior: Um estranho modo de governar
Próximo Texto: Clinton expõe Orçamento de 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.