São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996 |
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Kapoor estuda espaço que terá na Bienal
MÔNICA MAIA
"Visitei o local, mas ainda não está claro qual espaço será utilizado. Desta vez será diferente da Documenta de Kassel, em 1992, onde usei um espaço aberto. Será dentro do prédio", diz Kapoor. Aos 41 anos, ele é um dos mais expressivos nomes da escultura britânica contemporânea. Suas obras com pedras e pigmentos em formatos monumentais trazem fendas e aberturas aludindo a espaços interiores. São orientadas pela tradição tântrica indiana. Kapoor participou da Bienal de 1983, junto com Tony Cragg e Bill Woodrow, na mostra "Transformations: New Sculpture from Britain". "Nos anos 80 os escultores ingleses tratavam a obra como paródia. Tínhamos dois tipos de trabalho: a ironia de Bill Woodrow e Tony Cragg, e outro, nada irônico. Felizmente não éramos um grupo, mas gerações contemporâneas que tomaram direções diferentes", afirma Kapoor. Kapoor não definiu se trará objetos ou construções para a 23ª Bienal. "Será um misto de objetos com arquitetura. O assunto desta Bienal é a desmaterialização da obra de arte. Vejo aproximações possíveis com meu trabalho", diz. Seu trabalho "Descent into Limbo", exibido na Documenta de Kassel, em 1992, era uma instalação. Segundo Kapoor, esse trabalho lidava com noções da escultura minimalista, que ainda orientam sua produção. "Me sinto conectado à linguagem minimalista. Mas olhar meu trabalho como essencialmente minimalista é um visão redutiva de arte. Não estou interessado em arte redutiva. Sou acumulativo. Me interesso pela acumulação artística e psicológica", afirma. Ele lembra que "Descent into Limbo" é um trabalho sobre o medo. "Remete a um tipo de buraco negro que está em nós. É uma acumulação mitológica e fenomenológica trazendo uma noção de queda e precipício através daquele buraco", diz. "Até 1985 meus objetos eram menores porque acompanhavam a escala humana. De 1986 para cá é como se este corpo tivessse sido virado pelo avesso. Os objetos aumentaram porque fazem referência a este espaço interior", afirma Kapoor. Texto Anterior: Museu usa olhos de Picasso como logomarca Próximo Texto: Independentes ganham 1º catálogo no Brasil Índice |
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