São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro e CD fazem memória da bossa nova

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

A nostalgia é azulzinha e vem embalada em uma caixa com livro e CD. É "Bossa Nova -História, Som e Imagem", projeto organizado pelo letrista Lula Freire, um participante da história da mais importante manifestação musical brasileira.
A luxuosa caixa -de cor azul, claro-, traz um CD e um livro em edição bilíngue, português e inglês, com vistas ao mercado externo.
O livro não tem muito texto, mas compensa com farto e interessante material fotográfico que se concentra nos primórdios da bossa nova.
O livro e o CD resgatam uma época em que o Rio ainda era ingênuo e inocente. Tempos de barquinho, de patinho, de Ipanema sem carros e grades nos edifícios, como mostra uma foto de João Gilberto na praia imortalizada na canção de Tom e Vinícius.
E muitas curiosidades, como fotos de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli praticando pesca, ou encontros da bossa nova com músicos estrangeiros, como Tony Bennet e Stan Getz.
Mas o melhor do projeto é o CD, que traz registros inéditos.
São 25 músicas. Onze foram registradas em gravadores de rolo na época, em reuniões na casa de Lula Freire e outros participantes da bossa nova. O resto foi regravado no ano passado, tentando manter fidelidade ao espírito antigo.
As reuniões renderam boas músicas, muitas histórias e algumas preciosidade de colecionador.
Dick Farney aparece cantando, em português e inglês, "Copacabana", em 58.
Mas um dos melhores momentos é Tom Jobim tocando violão e cantando "Vivo Sonhando".
No Rio de Janeiro, o lançamento será no dia 12, no Rio Design Center (av. Ataulfo de Paiva, 270, Leblon, zona sul), às 19h.
Em São Paulo, a caixa será lançada no dia 5 de março, na loja IMI (av. Brasil, 1.472, Jadins), às 19h.(Luiz Antônio Ryff)

Caixa: Bossa Nova -História, Som e Imagem
Organização: Lula Freire
Quanto: R$ 85

Texto Anterior: Brodski escreveu sobre pânico do presente
Próximo Texto: Letrista desgravou fitas com Tom
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.