São Paulo, terça-feira, 6 de fevereiro de 1996
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Dona Marta

ANTONIO CARLOS DE FARIA

RIO DE JANEIRO - Michael Jackson anuncia o divórcio com Lisa Presley e vem filmar um clipe na favela Dona Marta. Tempos de um mundo, como se diz, globalizado.
Tão próxima assim da recente separação há quem imagine que a escolha da música "They Don't Care About Us" para o clipe não passa de uma lamentação individual.
Para efeito de mídia, vende-se o conteúdo social. Nada mais politicamente correto do que um popstar que se preocupa com o destino alheio. E não há cenário melhor do que uma favela para que ele expresse seu inconformismo.
Há a possibilidade de o cantor não subir o morro e só inserir suas imagens sobre as da favela, digitalizadas por computador. Seria um Michael tão virtual no Dona Marta quanto deve ter sido sua vida com Lisa.
Virtual ou real, já surgem protestos por ele estar mostrando as misérias do Rio para o mundo. Puro engano. Qualquer coisa num clipe vira ilusão segmentada em flashes de três segundos.
O Rio do Quarto Mundo não vai aparecer no clipe do mais novo solteiro do pedaço, assim como não serão mostradas as misérias dos subúrbios de Nova York, Washington ou Los Angeles.
O que vai ser visto serão imagens da pobreza das grandes cidades, tão reais que poderiam ser feitas num estúdio.
O "making-off" do clipe será mais interessante do que o produto final. As primeiras informações dão conta de que o cantor chegará de helicóptero no topo do morro, local dos sets de filmagem.
Estratégia para evitar os riscos de caminhar por vielas, onde ele pode pisar em algum buraco não previsto no "script". Ou fugir do constrangimento de apertos de mãos e aproximações indesejadas. Há sempre um beijoqueiro de plantão.
Se seguir o roteiro da fuga, Michael Jackson não vai ver o interior da favela, com seus centros de serviços comunitários, auto-organizados por moradores que se cansaram de esperar por alguém que viesse cuidar de suas vidas.
Mas para conseguir filmar o cantor vai ter de derrubar uma liminar que impede as gravações. Um lance de marketing jurídico que faria inveja a um advogado americano. Michael ainda não chegou, mas já deve estar se sentindo em casa.

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