São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irrigação consumirá mais recurso

DE NOVA YORK

Cerca de 85% da água disponível no mundo hoje é utilizada para irrigação.
Se o crescimento populacional continuar no ritmo atual, será preciso aumentar a produção agrícola e, consequentemente, o gasto de água com irrigação.
Ao contrário do Brasil e dos EUA, que dispõem de amplas faixas de terras cultiváveis sem necessidade de irrigação, outros países populosos como China e Índia dependem da água para alimentar sua população.
Na China, 87% da água disponível é utilizada para irrigação e na Índia essa proporção chega a 93% da água existente.
Como os dois países estão entre os que mais crescem atualmente, a situação só tende a piorar.
Em março, será realizado seminário em Pequim (China) apenas para discutir maneiras de conciliar a necessidade de água para consumo da população ou para uso na agricultura.
Infância
A reunião de Pequim -que faz partes dos eventos paralelos do Habitat 2- irá tratar ainda da relação entre abastecimento de água e saneamento e mortalidade infantil.
Hoje, 10 milhões de pessoas morrem a cada ano por causa de doenças que poderiam ser evitadas se a água fosse tratada. Desse total, metade (5 milhões) tem menos de 18 anos.
Segundo Jon Lane Mamice, representante do Reino Unido no Conselho de Abastecimento de Água e Saneamento, a pobreza combinada à falta de higiene é responsável pela morte de uma criança a cada dez segundos. Para o Ministro da Saúde do Brasil, Adib Jatene, é impossível combater a mortalidade infantil no país se não houver um esforço paralelo dos governos estaduais em melhorar as condições de saneamento.

Texto Anterior: Água será estopim de guerras no século 21
Próximo Texto: Conselho vê falha em tarifa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.