São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto prevê vaga para índio em universidade

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

Um projeto da Superintendência de Assuntos Indígenas do Maranhão quer garantir vagas para os índios nas universidades Federal e Estadual do Maranhão.
Os índios -com 2º grau completo- seriam admitidos sem passar por vestibular.
A meta é garantir vagas em cursos que tenham aplicação prática no dia-a-dia das aldeias indígenas, como veterinária, zootecnia, enfermagem, agronomia e pedagogia.
O projeto é inspirado em idéia semelhante já desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas, que reserva para os índios vagas nos cursos de zootecnia, enfermagem e botânica.
O superintendente de Assuntos Indígenas, José Ribamar Monteiro, disse que no início as tribos do Maranhão teriam direito a três vagas em cada curso.
"Não queremos que o índio vire vedete no curso nem que seja marginalizado", afirmou.
Além de um teste de conhecimentos gerais, a superintendência estuda delegar aos líderes das tribos a indicação para a vaga, a fim de que várias aldeias sejam contempladas.
"Vamos ouvir as comunidades indígenas sobre a seleção", disse Monteiro.

Texto Anterior: PR retoma obras de ponte após 13 meses
Próximo Texto: Justiça e liberdade de expressão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.