São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério quer vacinar 30 milhões de pessoas

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde quer vacinar nos próximos anos cerca de 30 milhões de pessoas contra a hepatite B. Até agora, só uma parte dos profissionais de saúde -principalmente os dentistas- e moradores de áreas endêmicas receberam a vacina.
Segundo Edmundo Juarez, presidente da Fundação Nacional de Saúde, o programa -ainda em estudo- prevê a vacinação de todas as crianças recém-nascidas. A primeira dose será dada ainda na maternidade. Seriam 3,5 milhões de crianças por ano, ou cerca de 10 milhões de doses.
Em outra frente, seriam vacinadas as crianças e jovens entre 10 e 20 anos, o que significaria outras 90 milhões de unidades. "A partir daí, toda criança que chegasse aos 10 anos seria vacinada", diz Juarez. "Assim, em dez anos, toda a população do país de 0 a 30 anos estará imunizada."
Segundo Juarez, a maior dificuldade não está no dinheiro, mas na estrutura que uma campanha como essa requer. Por exigir três doses, um terço dos vacinados acaba abandonando o tratamento.
Os próximos estudos do Instituto Butantan apontam para uma mistura dessa vacina com outras já aplicadas na rede pública de saúde. Segundo Isaias Raw, é provável que a vacina da hepatite B seja associada à tríplice não viral, que inclui a difteria, coqueluche e tétano.
(AB)

Texto Anterior: Foliões podem comprar fantasia pela Internet
Próximo Texto: Feira vende livros didáticos usados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.