São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas lançam mais títulos

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado financeiro avalia que, pelo menos, cerca de US$ 1,8 bilhão vai ingressar no país nos próximos 30 dias.
Esse é o volume conhecido das operações já contratadas de emissão de títulos ("bonds") no exterior por empresas brasileiras públicas e privadas.
A diferença de custo (taxas de juros no exterior contra as praticadas no Brasil) já justificaria a operação, mas ainda há outro ganho: o prazo, que pode superar dois anos.
As emissões de "bonds" já representam, avalia o mercado, a maior parcela dos ingressos financeiros (inclui também investimentos diretos de estrangeiros em Bolsas, por exemplo).
Na segunda-feira, quando o ingresso líquido (entradas menos saídas) somou US$ 438 milhões, um "bond" emitido pela Telebrás respondeu pela metade.
A diferença de custo, favorável às empresas, é que obriga o BC (Banco Central) ou a baixar ainda mais as taxas de juros ou a adotar barreiras à entrada de dólares.
Como os dólares em excesso pressionam o custo da dívida interna, o mercado teme restrições. "Difícil acreditar que elas não venham", diz Cândido Bracher, do BBA Creditanstalt.
(JCO)

Texto Anterior: Dólar aumenta dívida interna
Próximo Texto: BC suspende operações de ouro no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.