São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Programas aceleram pesquisa na Internet

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa pelos cibersurfistas está provocando sensíveis melhoras nos programas de consulta -os navegadores- da rede mundial de computadores Internet.
Revisto e ampliado, o "Netscape Navigator 2.0" chega à versão comercial mais veloz e poderoso. Agora, ele entende "Java", a linguagem de computador que torna possível a execução de programas dentro da página da Internet.
Na prática, isso significa, por exemplo, que os endereços da World Wide Web poderão trazer animações, além das imagens, textos e sons que transportavam.
Além do novo idioma, o "Navigator" pretende manter sua respeitável dianteira -detém cerca de 70% do mercado- com um administrador de correio eletrônico competente e o recurso de mostrar várias páginas de uma só vez.
Já o "Microsoft Internet Explorer", também em versão 2.0, traz como diferencial os idiomas em que pode ser entendido.
Desde o Natal, brasileiros, noruegueses, franceses e espanhóis estão habilitados a surfar pela rede em sua própria língua, o que ajuda muito, principalmente o surfista de primeira viagem.
Antes de optar pelo "Explorer" no idioma nativo, é bom saber que ele só funciona no "Windows 95" em português e com o "Plus".
Para os brasileiros, convém lembrar que há diferenças em relação ao português de Portugal que podem complicar a operação do "Windows 95" e seus programas agregados.
Um terceiro navegador interessante é o "Power Browser", anunciado semana passada pela Oracle. Embora em versão para testes (beta 1.0), o navegador já abre várias páginas na mesma tela.
Como diferencial, o "Power Browser" permite construir páginas para a rede mundial.
O melhor da história é que Netscape, Microsoft e Oracle colocaram seus novos navegadores na Internet. Eles estão à disposição de quem quiser pescá-los.

LEIA MAIS
sobre programas de navegação na pág. 6-3.

Próximo Texto: Internet vende carros usados a preço módico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.