São Paulo, quarta-feira, 7 de fevereiro de 1996 |
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"Apache" é impreciso, mas diverte como jogo CLAUDIA MURA CLAUDIA MURA; FRANCISCO MURA
O que há basicamente é um painel simples em instrumentos de navegação (não há VORs -receptores do avião para sinais de estação-, ADFs -receptores- ou GPS -para localizar a aeronave-, e o horizonte é simples). Outra falha é que os cenários não possuem helipontos com instalação de instrumentos de transmissão. Por isso, não se pode treinar vôo por instrumentos ou IFR (Instrument Flight Rules). Instrumentos de vôo como altímetro, velocímetro, bússola standby (atua como giro direcional) e horizonte não são precisos. No entanto, o programa é rico em cenários de combate e procedimentos táticos com vários tipos de missão e treinamento. O painel apresenta informações pelas telas de radar e sobre os equipamentos operacionais, bem como o "head-up display", tecnologia nova em visualização das indicações dos instrumentos no glass do capacete dos pilotos. Os pilotos têm as informações dos instrumentos constantemente para qualquer lugar que olharem, sem perda do visual externo. Isso torna a pilotagem muito mais fácil. E há um mundo de botões para qualquer um se divertir. Os comandos de vôo assemelham-se bastante aos de um helicóptero real (muito sensíveis e de pequena aplicação sobre eles). Permite manobras radicais características desse helicóptero (Apache), com um pouco de extrapolação da vida real. Sons e visual são bons. O jogo em CD-ROM (R$ 49) vem com um cartão de referência rápida (resumo dos comandos), um guia de instalação (com descrições sucintas, mas suficientes) e um manual de vôo que, além de explicar como funciona cada item do programa (comandos e telas), traz explicações de como executar cada manobra e para que serve cada comando, o que ajuda o leigo em aviação a se familiarizar com uma aeronave desse tipo. A velocidade de acesso depende muito do equipamento. Mesmo máquinas potentes como o Pentium ficam um pouco lentas. Um bom joystick e uma tela de 17 polegadas aumentam o prazer de voar com o "Apache". Há ainda uma coisa que falta para os simuladores de vôo de helicóptero: um coletivo (tipo de alavanca que controla o movimento ascendente e descendente do helicóptero com a potência), pois o pedal e o joystick já existem alguns muito bons no mercado. Só assim será possível uma perfeita sensação de vôo em helicópteros. CLAUDIA MURA é piloto comercial de helicóptero. Colaborou FRANCISCO MURA, piloto de linha aérea. "Apache - The Combat Helicopter Simulation" é distribuído pela BraSoft, tel. (011) 238-1444 Texto Anterior: Aparelho de som no micro Próximo Texto: Estratégia é destaque em jogo de guerra Índice |
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