São Paulo, quinta-feira, 8 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU recomenda casa de bambu

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

A utilização de bambus para construção de casas e reflorestamento na Costa Rica é considerada uma das práticas bem-sucedidas pela ONU e que deveria ser usada como exemplo por países com problemas de déficit habitacional e reflorestamento.
Como acontece no Brasil, a Costa Rica tem abundância em madeira, mas as florestas são desmatadas em ritmo acelerado. O país tem déficit habitacional.
A solução encontrada pelo governo local foi incentivar a plantação de bambuzais para reflorestamento e também para a construção de casas. As casas feitas de bambus são baratas e resistem a terremotos, problema frequente na região. A plantação colabora ainda para diminuir a erosão do solo causada pelo desmatamento.
As paredes das casas são feitas de pedaços de bambu e madeira e o teto é de alumínio. Elas atendem todos os requisitos básicos do programa de Estratégias Globais de Habitações da ONU: têm isolamento sonoro, sua construção envolve participação comunitária (inclusive de mulheres e crianças) e incentivam a formação de microempresas para difusão da nova técnica. Cerca de 500 casas já foram construídas e mil pessoas treinadas para plantar e construir residências de bambu.
(DF)

Texto Anterior: Crescimento deve ser inferior a 5%
Próximo Texto: Fiscalização de mensalidades é paralisada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.