São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruth defende descriminação da maconha

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Ruth Cardoso defendeu ontem a descriminação da maconha e conquistou a platéia universitária do "Programa Livre", comandado por Serginho Groisman no SBT.
"Eu sou a favor da descriminalização. Não é da legalização", disse Ruth, cercada por dezenas de adolescentes.
A afirmação, seguida de aplausos entusiasmados, veio depois de ressalvas sobre a necessidade de uma "série de leis e de garantias" para que a mudança funcione.
Ruth afirmou também que a questão tem de ser tratada "com calma". Mas demonstrou não ter dúvida sobre o acerto da proposta: "Hoje em dia, eu acho que a grande maioria das pessoas responsáveis ou até da opinião pública é a favor da legalização da maconha."
No começo do programa, Groisman tentou estabelecer um código de tratamento para Ruth. Para satisfação da entrevistada, ele excluía as expressões "primeira-dama" e "dona".
O máximo aceito era "doutora Ruth", por sugestão da própria. "Fiz força para ser doutora", disse a primeira-dama, doutorada em antropologia. Mesmo assim, alguns não resistiram e lançaram mão do "dona Ruth".
A primeira-dama encontrou na platéia o público ideal para conversar sobre o seu tema preferido ultimamente: o programa Universidade Solidária, uma espécie de Projeto Rondon da era tucana.
O Universidade Solidária foi o tema que individualmente recebeu o maior número de perguntas. Os temas polêmicos foram minoria.
Além da maconha, incluíram reeleição, reforma agrária, Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) e a tentativa de veto à gravação de um clipe de Michael Jackson no Rio de Janeiro.
Em alguns casos, Ruth não manifestou uma posição definitiva. "Eu diria que sou contra o continuísmo e a favor da reeleição."
Disse que é a favor de que os presidente se reelejam, mas tem dúvidas sobre a aplicação do princípio a seu marido. "Não sei se eu gostaria de continuar."
Sobre Jackson, afirmou que havia chegado de viagem ontem e não tinha informações sobre a polêmica com o governo do Rio.
Nos outros temas, Ruth adotou discurso semelhante ao do governo FHC. Afirmou que o Sivam é um projeto importante, condenou as invasões de terra neste momento e afirmou que cresceram os investimentos em educação.

Texto Anterior: Presidente anuncia regras para Orçamento
Próximo Texto: Revendedoras ajudam jovens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.