São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado terá mais dias de aula

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o paulistano, a nova "Constituição" da educação terá pelo menos dois efeitos imediatos: aumenta o número de dias de aula na rede estadual e diminui a chance de ser criada uma universidade municipal.
Segundo o calendário divulgado pela Secretaria de Estado da Educação para 1996, os 6,5 milhões de estudantes da rede estadual terão, este ano, 180 dias de aula.
A LDB aprovada ontem exige 200 dias de aula por ano letivo. Como o texto ainda tem que ser sancionado e o calendário letivo deste ano já está publicado, a mudança poderá ficar para 1997.
Já o prefeito Paulo Maluf tem anunciado como obra sua na área da educação, neste seu último ano de gestão, a criação da Universidade da Zona Leste -uma reivindicação daquela região desde meados da década de 80.
Só que a nova LDB exige que o município atenda plenamente o ensino fundamental antes de criar uma instituição de ensino superior.
Como a própria reforma do ensino estadual de São Paulo mostra que há regiões da cidade -principalmente as periféricas- com extrema carência de vagas, ou seja, classes superlotadas, Maluf deverá ser impedido de criar uma universidade bancada pelos cofres do município.
(FR)

Texto Anterior: Sarney chama Ribeiro de santo
Próximo Texto: Sindicatos contestam que aumento tenha atingido 73% em um ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.