São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França faz novo corte nos juros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O banco central da França cortou, ontem, 0,15 ponto percentual de sua principal taxa de juros, que foi reduzida de 4,05% ao ano para 3,90%.
Desde a crise monetária de outubro passado, os juros de curto prazo da França já sofreram nove reduções, caindo pouco mais de três pontos percentuais.
Hoje apenas 0,6 ponto percentual distanciam-nos da correspondente taxa do Bundesbank (banco central da Alemanha).
Economistas acreditam que o juro vai continuar caindo na França até chegar bem próximo da taxa alemã.
"Outro corte de 0,1 a 0,2 ponto percentual deve acontecer num prazo de duas semanas, quando a direção do banco central se reúne novamente", disse David Naude, da JP Morgan.
Apesar da queda dos juros, a Bolsa de Paris fechou com baixa de 27,13 pontos, equivalente a 1,37%.
A baixa, segundo analistas, deve-se ao temor de que muito dinheiro deixe o país, caso o banco central persista em reduzir suas taxas de juros.
"Isso poderia causar escassez de dinheiro nos mercados financeiros em geral, o que prejudica também a Bolsa", comentou um operador.

Texto Anterior: Desemprego supera 10% na Alemanha
Próximo Texto: Martelo no ar; Olho no Oriente; Globalização forçada; Além da cotação; Haverá remédio; Atrás dos recursos; Tamanho do sanduíche; Para dekasseguis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.