São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

MADONNA & MICHAEL

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um veio explorar a miséria brasileira. A outra, difamar a imagem de um ídolo nacional. Os dois megapopstar, Michael Jackson e Madonna, não deram sorte nesta volta à América Latina.
Em outubro e novembro de 1993, Michael e Madonna causaram furor no Rio, São Paulo e Buenos Aires, com as turnês "Dangerous" e "The Girlie Show", respectivamente. Brasil e Argentina entravam no circuito das megaturnês internacionais.
Pouco mais de dois anos depois, os dois países desprezam seus ídolos. Michael Jackson teve que encarar a proibição da gravação do clipe da música "They Don't Care About Us", prevista para ser dirigida pelo cineasta Spike Lee, no morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. De quebra, ainda recebeu insinuações maldosas do governador do Estado, Marcello Alencar (leia texto abaixo).
Madonna, por sua vez, sofre na Argentina com os fãs de Eva Perón. Eles consideram que a cantora, muito "escandalosa", não está a altura de interpretar Evita no filme dirigido por Alan Parker (leia texto abaixo).
Já em Salvador, onde também estavam previstas cenas do clipe de Michael, o cantor não sofreu pressões. Serão gravadas cenas no centro histórico do Pelourinho com o grupo Olodum. Declarado patrimônio da humanidade pela Unesco em 1986, o Pelourinho reúne um casario do século 17 restaurado.
As exigências do governo do Rio soam descabidas. Afinal, a pobreza não é um privilégio dos cariocas. Já o Pelourinho e o Olodum, só em Salvador.

Próximo Texto: Argentinos veneram Evita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.