São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Grupo colombiano toma 3 estrangeiros; Tesoureiro de Samper vê 'queima de arquivo'; Brasileira processa o Chile por tortura; Primeira-ministra turca recusa coalizão; Empregada filipina leva cem chibatadas; Clinton usa seguro para se defender; Salinas está nas Bahamas, diz jornal; Secretário-geral da ONU vem ao Brasil

Grupo colombiano toma 3 estrangeiros
A empresa de cimento dinamarquesa FLS disse que dois empregados seus (um dinamarquês e um britânico), um engenheiro alemão e outro colombiano foram sequestrados por uma "gangue" na Colômbia. O governo do país acusou a guerrilha Exército de Libertação Nacional.

Tesoureiro de Samper vê 'queima de arquivo'
Santiago Medina, tesoureiro da campanha do presidente da Colômbia, Ernesto Samper, disse que a morte de Elizabeth Montoya de Sarria mostra que "há interesse em eliminar testemunhas" sobre o suposto financiamento da campanha pelo tráfico de drogas. Uma gravação liga Montoya (do cartel de Cali) a Samper.

Brasileira processa o Chile por tortura
A socióloga brasileira Tânia Cordeiro Vaz entrou com processo contra o Estado chileno exigindo indenização de US$ 750 mil. Ela acusa policiais do país de a terem torturado. Tânia ficou presa no Chile entre 1993 e 1994, acusada de colaborar com um grupo anarquista.

Primeira-ministra turca recusa coalizão
A primeira-ministra em exercício da Turquia, Tansu Çiller, rejeitou sete ofertas de coalizão oferecidas pelos conservadores do Partido da Mãe Pátria. Membros do Partido do Caminho Verdadeiro (de Çiller) disseram que não se coligariam se ela não continuasse primeira-ministra.

Empregada filipina leva cem chibatadas
A empregada filipina Sarah Balabadan, 17, condenada por ter assassinado seu patrão durante tentativa de estupro, recebeu cem chibatadas como punição nos Emirados Árabes Unidos. Ela havia sido condenada a sete anos de prisão, mas o presidente do país, xeque Zaied, ordenou um novo julgamento.

Clinton usa seguro para se defender
O presidente dos EUA, Bill Clinton, recebeu US$ 900 mil de duas apólices de seguro para usar em sua defesa. Clinton havia feito os seguros para usá-los quando precisasse se defender de processos. O dinheiro ajudará Clinton no processo de assédio sexual que uma ex-funcionária do Arkansas move contra ele.

Salinas está nas Bahamas, diz jornal
O ex-presidente do México Carlos Salinas (1989-94) está na ilha Paradise (Bahamas, próximo à Flórida), segundo o jornal mexicano "El Financiero". Salinas, que fugiu de seu país, teria lá "comidas exóticas e bebidas finas", segundo o diário.

Secretário-geral da ONU vem ao Brasil
O secretário-geral da ONU, o egípcio Boutros Boutros-Ghali, visitará ao Brasil entre 27 de fevereiro e 3 de março, segundo a chancelaria brasileira. O secretário deve informar o governo de possíveis reformas no Conselho de Segurança do órgão, em que o Brasil reivindica vaga.

Próximo Texto: EUA têm nova lei de comunicações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.