São Paulo, sexta-feira, 9 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jirinovski dará festa com 'mar de vodca'

DA "REUTER"

Neofascista comemora bodas de prata
O líder neofascista russo Vladimir Jirinovski convidou os sem-teto para sua festa de bodas de prata no domingo e prometeu a eles "um mar de vodca".
Em campanha para a Presidência da Rússia, Jirinovski, 49, deve gastar "uma pequena fortuna" na festa, segundo seus assessores anunciaram ontem.
"Gastamos milhões e milhões em um mar de vodca, caixas de vinho e barris de cerveja", disse o porta-voz de Jirinovski, Viktor Filatov, sobre a festa de 25 anos de casamento do líder russo.
"Haverá fogos de artifício, haverá tortas. Todos os sem-teto foram convidados. Todos vão receber dinheiro de Vladimir Volfovitch (Jirinovski)."
Filatov tentou comparar a festa do líder russo à de um czar (antigo imperador russo). Ele usaria um casaco de pele especial e distribuiria presentes aos pobres, como na tradição dos czares.
Os assessores de Jirinovski disseram que ele vai chegar a uma igreja ortodoxa russa no sudoeste de Moscou de tróica, um grande trenó típico da Rússia puxado por três cavalos.
A polícia disse que não foi avisada da festa e que teme distúrbios na festa de bodas de prata do líder russo.
Membros do Partido Liberal Democrático (de Jirinovski) também disseram que ele deve dar uma grande festa para comemorar seu 50º aniversário, em abril, pouco antes das eleições presidenciais de 16 de junho.
Em Paris, o partido de extrema direita Frente Nacional disse que seu líder, Jean-Marie Le Pen, deve ir às bodas.
Jirinovski pode estar tentando diminuir a exposição na mídia do presidente Boris Ieltsin e do líder neocomunista Guennadi Ziuganov, que devem anunciar na próxima semana se são candidatos a presidente. As últimas pesquisas põem Jirinovski atrás dos dois.
Ontem, na Duma (câmara de deputados), Jirinovski atacou Ziuganov por receber executivos e industriais no Fórum Econômico Mundial, em Davos (leste da Suíça), na semana passada.
"Até 1999, haverá apenas o Partido Liberal Democrático na Duma. Vamos deixar aos comunistas algumas cadeiras por causa da contribuição pessoal do senhor Ziuganov à construção da sociedade capitalista", disse.

Texto Anterior: Premiê russo apóia reeleição de Ieltsin
Próximo Texto: Sérvios suspendem contatos com a Otan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.