São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC autoriza desapropriação de 112,2 mil hectares em 11 Estados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso autorizou a desapropriação para reforma agrária de 26 fazendas que, juntas, somam 112.247 hectares em 11 Estados.
Segundo previsões do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a área desapropriada será suficiente para assentar 3.800 famílias de trabalhadores sem terra. Cada uma deverá receber 30 hectares.
Essa é a primeira desapropriação do ano e inclui áreas onde há conflito pela posse da terra.
O governo tentará cumprir a meta de assentar 60 mil famílias até dezembro, conforme FHC prometeu na campanha.
A desapropriação também coincide com um momento de radicalização do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Quatro líderes do MST estão presos, e o principal líder do movimento no Pontal do Paranapanema (extremo oeste de São Paulo), José Rainha Jr., está com prisão preventiva decretada.
A maior fazenda desapropriada ontem é a "Picada", de 54.743 hectares, nos municípios de Xique-Xique e Morporá, na Bahia, onde 197 famílias estão acampadas, segundo o Incra.
Em 1995, FHC declarou de interesse social 206 áreas (1.156.118 hectares). O processo de liberação para os agricultores ainda não foi concluído em parte dessas áreas.

Texto Anterior: 'Nova legislação gera tumulto'
Próximo Texto: Justiça rejeita liminar para soltar sem-terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.