São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma é 'vôo cego', diz Soares

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O deputado Jair Soares (sem partido-RS) disse ontem que o governo não dispõe de dados e estatísticas "essenciais" a uma reforma da Previdência.
Segundo o ex-presidente da comissão especial da reforma previdenciária, a atual tentativa de reforma é um "vôo cego", um "crime que se está cometendo".
Soares disse que "tudo carece de dados autuariais, estudos demográficos e cálculos matemáticos".
Conforme o deputado, o governo quer fazer a reforma "sem nenhum embasamento".
Em entrevista à TV Pampa, de Porto Alegre, ele disse que o líder do PFL, Inocêncio de Oliveira (PE), quis responsabilizá-lo pela não-votação da reforma na última quinta-feira.
Segundo Soares, Inocêncio se dirigiu a ele "de dedo em riste, olhos arregalados, quase babando", porque queria "atropelar o regimento" e colocar a reforma em votação.
O deputado disse que decidiu renunciar à presidência porque tem a "coluna vertebral hipercalcificada" e não é "capacho".
Soares afirmou ter visto, enquanto ocupou o cargo, pressões inaceitáveis, a seu ver, contra o relator Euler Ribeiro (PMDB-AM).
"Ninguém teve a petulância de me pressionar. Mas eu vi coisas que se tivessem acontecido comigo eu virava a mesa", declarou.
Disse que a reforma não foi bem encaminhada desde o início pela "inabilidade do governo, que não soube tratar de uma matéria que mexe com o passado, com o presente e com o futuro das pessoas".
Apontado como candidato potencial do PFL a prefeito de Porto Alegre, Soares não poderá concorrer se formalizar sua desfiliação do partido, conforme anunciou anteontem. "Sem partido ninguém pode concorrer, o que mostra que meu gesto é desprendido."

Texto Anterior: IPC vai sobreviver à reforma
Próximo Texto: Votação em plenário pode levar até duas semanas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.