São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança pode aliviar trânsito de São Paulo

LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O fim do horário de verão pode ajudar a melhorar o trânsito em São Paulo em dias de chuva. Isso porque, até hoje, o horário de pico do trânsito coincide com o período do dia em que há mais chances de chover: das 17h às 18h.
A partir de amanhã, quando os relógios forem atrasados em uma hora, o pico de trânsito (quando o número de carros aumenta 40%) continua sendo das 17h às 18h, mas o "horário" das chuvas passa para o intervalo das 16h às 17h.
Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), há 70% de chances de chover entre 16h e 17h. "Esse é o horário com condições mais propícias", diz o meteorologista Sergio Calbete.
Para o gerente de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Nelson Maluf, a chuva no horário de pico piora o trânsito. "Com chuva, o trânsito piora de 15% a 20%. Mas essa piora depende da intensidade da chuva e do local que ela está atingindo."
Em janeiro, choveu em 23 dias do mês. Segundo o Inpe, aumentou cerca de 40% o volume de chuvas em relação a janeiro de 95.
(LM)

Texto Anterior: Atrase uma hora o relógio hoje a partir da meia-noite
Próximo Texto: Brasileira recupera filha raptada pelo pai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.