São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trens e bondes são apontados como alternativas para reduzir trânsito

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Os congestionamentos nos centros urbanos podem e devem ser evitados mesmo nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
A afirmação é do finlandês Johannes Rat, coordenador da UITP (União Internacional de Transportes Públicos).
Trens, metrôs e bondes foram considerados os meios mais eficientes de transporte público.
"É uma bobagem dizer que engarrafamentos são consequência natural do desenvolvimento das cidades. Quem usa o argumento só pode estar querendo esconder incompetência ou má vontade em resolver o problema", disse.
Ele citou os exemplos de Curitiba (Paraná), Copenhague (Dinamarca) e Cingapura (Cingapura) como grandes cidades que conseguiram resolver satisfatoriamente a questão do transporte urbano.
"Em Copenhague você leva 19 minutos do aeroporto ao centro da cidade em qualquer horário, mesmo no rush", disse.
Segunda a UITP, os automóveis são responsáveis por 60% da poluição nas grandes cidades hoje, causando diversos problemas pulmonares na população.
A recomendação da UITP é de que as cidades parem de gastar dinheiro na construção de rodovias e invistam mais em transporte público alternativo. "É preciso mudar a mentalidade. Os governos têm que se preocupar em achar melhores maneiras de transportar as pessoas, não os carros", disse Rat.

Texto Anterior: Dois morrem no Rio em assalto a banco
Próximo Texto: Acidentes matam 500 mil por ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.