São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitos querem autonomia

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Cerca de 20 prefeitos de cidades da Europa, América do Norte, África e América Latina estiveram reunidos na quinta-feira e ontem em Nova York para elaborar uma cartas de princípios com a reivindicação do grupo para o Habitat 2.
Os prefeitos querem que os governos federais se comprometam a dar maior autonomia às cidades para que elas possam resolver seus problemas com mais agilidade.
O objetivo da autonomia local, entre outras coisas, é de dar aos prefeitos liberdade de buscar financiamentos juntos a entidades internacionais sem precisar do aval dos governos federais.
Outro ponto da carta de princípios é a necessidade de as prefeituras incrementarem o intercâmbio de experiências bem sucedidas.
Segundo o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, a troca já existe de maneira informal, mas é preciso institucionalizar a prática. "O Rio tem tido diálogo frequente com cidades da Espanha e França para assuntos como coleta de lixo e saneamento, mas o intercâmbio poderia triplicar se houvesse uma rede só para este fim", disse.
O prefeito de Toronto, Alan Tonks, afirmou que não são só as cidades dos países em desenvolvimento que têm a ganhar com o aumento do intercâmbio. "Cidades com menos recursos precisam ser mais criativas e, por isso, as boas idéias terminam vindo dos países em desenvolvimento e não dos desenvolvidos", disse Tonks.
(DF)

Texto Anterior: Técnico defende bonde elétrico
Próximo Texto: Bandas antecipam Carnaval paulistano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.